Saúde

Vigilância Sanitária encontra mais focos do mosquito Aedes aegypti

Ao todo, desde janeiro Pomerode já registrou cinco focos

31 de março de 2020

Na última semana, a Vigilância Sanitária encontrou, em nossa cidade, mais dois focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela. Ao todo, desde janeiro Pomerode já registrou cinco focos, todos eles encontrados na rede de armadilhas instalada no município e que são visitadas a cada sete dias, para detectar a presença do vetor. Os agentes de endemias estão realizando, também, as visitas aos imóveis localizados no raio de 300 metros de cada foco.

Com a quarentena de prevenção da Covid-19, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, solicita o auxílio dos moradores para que eliminem qualquer criadouro do mosquito como, prato de vasos de plantas, pneus, lixo (latas, plásticos, lonas, copos, sucatas, etc.), piscinas sem tratamento e sem movimentação da água, cisternas mal tampadas, ralos ou vasos sanitários destampados e que não estão sendo usados, entre outros. A entidade ressalta, ainda, que a água parada em pastos ou no barro não são problema para o mosquito Aedes aegypti, somente aqueles locais onde há depósitos artificiais ou bromélias.

As agentes de Endemias da Vigilância Epidemiológica, nas suas visitas, estão identificadas por uniforme e crachá da Prefeitura de Pomerode, bem como, se locomovem com veículo oficial.

 

Quer receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.

Notícias relacionadas