Especiais

Valorizando as tradições do Natal

Hotel cria presépio, em tamanho real, feito de crochê

5 de dezembro de 2020

Oclima do Natal já tomou as ruas de Pomerode. Quem circula pela cidade, já viu as casas, estabelecimentos comercias e locais públicos com decorações típicas de Natal, já entrando no clima da celebração.

O Hotel Bergblick, no bairro Jardim Pomerânia, também já entrou no clima natalino e preparou uma decoração muito especial, para celebrar o Natal. No jardim do estabelecimento, foi montado um presépio em tamanho natural, inteiramente feito de crochê, com detalhes de cerâmica, completando a decoração. As peças de cerâmica, feitas à mão, são iluminadas à noite, criando um caminho que leva ao presépio.

Segundo a proprietária do Hotel, Eliana Czaschke, o crochê foi feito por diversas crocheteiras da cidade, do Grupo Pommernblumen, de Testo Alto, e também crocheteiras do Centro, para uma grande intervenção de crochê. Todo esse trabalho foi guardado e agora usamos parte dele para montar o presépio.

 

“O presépio foi montado na semana passada, e levou três dias para ficar pronto. Tivemos, também, assessoria do presepista Jone Cezar de Araújo, de Florianópolis. A ideia surgiu neste ano, mesmo, e, para o futuro, pretendemos aumentar o presépio”, conta Eliana.

Ainda de acordo com a proprietária do local, os visitantes estão adorando a nova decoração e, inclusive, estão comercializando as peças de cerâmica. 

 

Caminho com peças artesanais de cerâmica agrega um charme especial ao local. (Foto: Divulgação)

“O crochê é uma arte popular universal é muito europeia, trazida pelos nossos imigrantes e, dessa forma, também valorizada nesse presépio. As pessoas estão gostando dos detalhes  por ser fruto de um trabalho manual. Para nós é importante valorizar os trabalhos manuais, as receitas tradicionais, e manter presente mesmo. Esse trabalho traz essa tradição, traz o trabalho manual valorizado e mostra o que nossa região faz também, pois no Natal temos muitas tradições tão bonitas”, enaltece.

 

Mostra de Natal

Valorizar o artesanato e a produção locais é uma prática constante no Hotel Bergblick e, neste ano, devido a todos os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus, principalmente aos artesãos e pequenos produtores, que contam com o turismo, essa valorização foi ampliada.

O espaço onde já eram divulgados os artesanatos e produtos locais foi transformado na Mostra de Natal Cravo e Canela, que apresenta os itens feitos na cidade, relacionados à data, e oferece mais uma oportunidade para os produtores locais apresentarem seus artigos. Há itens como patchwork, velas, guirlandas, arte em cimento, biojoias feitas com fibra de bananeira, artesanato em madeira, entre outros.

A Mostra Cravo e Canela começou em 20 de novembro e segue até 03 de janeiro de 2021, sempre às sextas-feiras, aos sábados e domingos, das 14h às 21h. No local, também é servido um café natalino, à moda dos cafés vienenses, direto nas mesas. Além disso, os visitantes podem admirar, no jardim, um presépio em tamanho natural, inteiramente feito de crochê, com detalhes em cerâmica.

Para Eliana Czaschke, proprietária do Hotel, a ação é uma forma de valorizar a produção local, auxiliando nestes tempos de pandemia. “Para nós é um momento de incentivar a preservação dos costumes do Natal alemão, com seus docinhos, artesanatos, entre outros. E também uma forma de valorizar o trabalho manual, em vez dos produtos importados”, afirma.

Notícias relacionadas