Saúde

Vacina contra a gripe está liberada para toda a população catarinense acima de seis meses de idade

De acordo com o Localiza SUS, 6.854 doses foram aplicadas em Pomerode

12 de julho de 2021

Desde o último fim de semana, pessoas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário da Campanha de Vacinação contra a Gripe também poderão ser vacinadas contra a doença. Com o fim da Campanha, a vacinação foi ampliada para toda a população com mais de seis meses de idade, até que os estoques de vacinas dos municípios sejam zerados. Os interessados devem comparecer ao Posto de Saúde de seu bairro para a aplicação da vacina, sem necessidade de agendamento.

De acordo com o Localiza SUS, 6.854 doses foram aplicadas em Pomerode, durante a campanha de vacinação, representando 61,1% da cobertura vacinal.

Em Santa Catarina, apenas 48,5% do público-alvo da campanha foi vacinado até segunda-feira, 12 de julho, de acordo com dados publicados no Painel Influenza, do Ministério da Saúde. A meta era imunizar, ao menos, 90% da população prioritária que é de 2.757.175 milhões de pessoas.

Vacina contra a gripe

A vacina protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B e tem por objetivo reduzir os sintomas da doença, evitando assim a evolução para casos graves e possíveis óbitos. E, principalmente nesta época do ano, de temperaturas mais baixas e aumento das doenças respiratórias, a dose é de extrema importância.

Notícias relacionadas