Especiais

Uma vida voltada às amizades no campo

Klaus Volkmann e a filha, Anthonella, falam sobre o amor pelos animais e destacam a criação de búfalos, pioneira em Pomerode

29 de agosto de 2021

A relação com os animais e com a agropecuária sempre fez parte da rotina da família Volkmann, estando presente em diversas gerações. E Klaus Volkmann, hoje, é o representante desta tradição.

Foi com seus avôs, Oscar e Rudolfo, que a relação da família com os cavalos começou. Ambos eram apaixonados pela criação destes animais e o pai, Nilo Volkmann, foi quem continuou este legado, criando uma tradição ímpar na cidade, quando o assunto é a equinocultura.

“Por muitos anos, nós também cultivávamos fumo. Era uma prática difícil, mas conseguíamos bons resultados com esta cultura. Porém a minha paixão sempre foram os cavalos e me dediquei mais à criação deles”, conta Volkmann.

 

 

Segundo o criador, por diversas vezes, também participou de eventos e desfiles com os cavalos, inclusive fora do município. “Eu trabalhava durante a semana, pensando em me dedicar nos fins de semana aos eventos com os cavalos. Era sempre muito divertido, uma forma de lazer muito sadia”, destaca.

Além dos cavalos, a família Volkmann também se dedica à criação de bovinos, inclusive, com búfalos, sendo os pioneiros em Pomerode. A paixão pela espécie diferente surgiu há cerca de 25 anos e se tornou uma parte indispensável na vida de Klaus. “Tudo começou quando realizei o transporte de alguns animais ao frigorífico e, neste trajeto, fiquei sabendo do nascimento de um filhote de búfalo, que eu acabei adquirindo. Ele foi criado em nossa propriedade, com leite de vaca, e aos poucos, fui gostando cada vez mais de lidar com a espécie, por isso decidi aumentar a criação”, relembra.

Hoje, a propriedade conta com cerca de 30 búfalos, que são o orgulho de Klaus Volkmann. Segundo  criador de animais, os búfalos são animais fáceis de serem mantidos e criados, e possuem uma carne muito valorizada, também.

 

(Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode)

 

“Nós continuamos com a pecuária e com a criação de cavalos por ser um hobby e por amor aos animais. Ter este contato, poder cuidar deles, é algo que me faz muito bem. Eu faço porque gosto muito. E tenho saudades de participar de eventos com os cavalos e também com os búfalos, quando reuníamos os amigos e nos divertíamos juntos, com os animais”, afirma.

 

Amor transmitido por gerações

O amor pelos animais também já está sendo semeado na próxima geração, já que a filha, Anthonella Volkmann, desde pequena o acompanha junto aos cavalos e demais criações. Foi já no seu primeiro ano de vida que Anthonella começou a ter contato com os animais e, desde então, se tornou mais uma apaixonada pela vida no campo.

Segundo a jovem, são vários os motivos que fazem com que ela ame estar em contato com os animais. “Eu gosto de poder andar a cavalo, na hora que eu tiver vontade, e também de ensiná-los desde pequenos. Toda semana eu tento andar com eles, limpar e tratá-los, é algo que eu gosto muito. O meu xodó é o Tufão”, relata a menina.

É Anthonella quem o acompanha em alguns eventos de cavalos e no cuidado aos animais. Klaus relembra com carinho das vezes em que estiveram em eventos com os cavalos, como a Festa Pomerana da qual Klaus participa desde a primeira edição, em que o desfile ainda foi no campo do Floresta.

“Em nossa criação, temos mais cavalos pintados, que é uma das raças mais raras. Eles são dóceis, hábeis e muito procurados. Nós amamos poder ter este contato com os animais, porque é um hábito que nos faz muito bem. Toda a minha infância foi passada na roça, tendo contato com os animais e é algo que eu quero que Anthonella tenha também, por isso, continuaremos levando este estilo de vida”, finaliza.

 

Criação de búfalos é uma das paixões da família. (Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode)

Notícias relacionadas