Especiais

Uma doce tradição

Família pomerodense mantém a tradição da produção de amendoins para Páscoa

4 de abril de 2021

A Páscoa é uma época do ano em que vêm à tona diversas tradições das famílias pomerodenses, que são passadas de geração em geração. A montagem da Osterbaum, a colocação da decoração temática e a pintura de casquinhas são alguns dos costumes da época, em nossa cidade.

E na gastronomia também há algumas receitas que são a cara da Páscoa, além dos ovos de chocolate. Uma delas é a de amendoim, coberto de açúcar ou de chocolate, embalado em casquinhas ou em saquinhos plásticos, que domina os lanches durante esta época do ano.

Na família Maske, a produção de amendoim para a Páscoa já é uma tradição que atravessa gerações. Proprietários da marca de doces artesanais Delicaten, a família aproveita a data para preservar a tradição e compartilhá-la com quem é apaixonado pelo amendoim, por meio da venda do doce.

 

Elia Maske preserva a tradição de fazer amendoins, na época da Páscoa. (Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode)

“Os amendoins cobertos por açúcar ou chocolate eram feitos pela minha mãe, desde que eu me entendo por gente. E agora, nós seguimos esta tradição, de uma forma um pouco diferente. Ela plantava os amendoins em casa e fazia para nós, mas eu não tenho essa receita da minha mãe, pois ela tinha um modo de fritar e prepará-lo. Mesmo assim, mantemos a tradição de sempre fazermos o amendoim, em época de Páscoa” conta a doceira, Elia Maske.

E para conhecer um pouco mais desta tradição de produção dos amendoins confeitados, acompanhamos a preparação de uma receita. A família compra dois tipos de amendoins: os descascados e os com casca. Cada um deles é utilizado para um tipo de confeito: de chocolate ou de açúcar.

Para ser feito o amendoim branco, com cobertura de açúcar, é colocada a mesma quantidade da água e açúcar para ferver, até dar o ponto de fio, em que a mistura forma pequenos filetes. Essa mistura é colocada junto ao amendoim já descascado, e precisa ser bem misturada, para que a cobertura preencha os amendoins de forma uniforme.

O de chocolate é feito com amendoim com casca. Para este, é selecionado o chocolate, o açúcar e a água, e colocado no fogo junto com o amendoim, até chegar ao ponto. Depois, deve ser retirado do fogo e misturado até ficar seco. Por fim, o amendoim com chocolate precisa ficar alguns minutos no forno para torrar.

“Para uma porção de amendoins ficar pronta, é necessária cerca de 1h30min. Nós fazemos os amendoins todos os anos e o nosso recorde de vendas foi em 2012, quando vendemos 450kg de amendoins. É algo que já virou tradição em nossa família e que eu espero que seja continuado daqui para frente É uma coisa bem gostosa, bem tradicional, sendo mantida”, afirma Elia.

A família produz, também, bolachas decoradas com a temática da Páscoa, com o auxílio das filhas, Bruna e Rejane. Em outras épocas do ano, o cardápio da Delicaten tem, também, cookies, bolachas, doces e cucas. 

 

 

 

Notícias relacionadas