Especiais

Um local especial

Brechó da RFCC reúne doações e produção do artesanato, como mais uma fonte de renda para a entidade.

10 de outubro de 2020

O brechó da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pomerode, carinhosamente chamado pelas voluntárias de “Lojinha da Rede”, é uma das formas encontradas pela entidade de arrecadar fundos e, ainda, ajudar o meio ambiente, por meio do reaproveitamento de itens seminovos.

Na loja, a Rede oferece roupas (femininas e masculinas), sapatos, brinquedos, itens para a casa e acessórios, para todas as idades. Nas doações, também são aceitos utensílios para a casa e brinquedos. A única exigência é que os produtos estejam em bom estado.

“É preciso que as pessoas tenham em mente que doar objetos para um brechó não pode ser considerado uma forma de descarte, pois outras pessoas procuram estes objetos e eles precisam ser bons. Também é importante que não sejam enviadas roupas íntimas como doação, exceto quando são novas, porque não temos como repassar este tipo de peça”, explica a coordenadora do setor do brechó, Cleusa Tomaseli Hackbarth.

 

É preciso que as pessoas tenham em mente que doar objetos para um brechó não pode ser considerado uma forma de descarte, pois outras pessoas procuram estes objetos e eles precisam ser bons. 

 

Ela mostrou, também, como é feita a separação das doações que chegam à Rede. O primeiro passo é levar as sacolas ao depósito, onde é feita uma triagem inicial do que pode ou não ser aproveitado. Depois, as roupas que serão aproveitadas passam por uma nova separação, das que estão em perfeito estado e das que precisam de um pequeno reparo, que é feito por uma voluntária.

“Então, separamos as roupas entre feminino, masculino e infantil, e também, pela estação em que ela se encaixa, se é de inverno ou verão. Só depois elas recebem uma etiqueta com preço e são colocadas na loja. O mesmo vale para outros objetos. Vale ressaltar que todos os preços são muito baixos”, destaca a coordenadora.

Os preços dos itens comercializados no local variam entre R$1,00 a R$10,00, mas, algumas vezes há peças novas ou quase novas, que é cobrado um valor um pouco maior.

“Mas isso não diminui a importância das doações, que auxiliam pessoas que precisam de roupas a um preço mais acessível e, também, a Rede, pois a nossa lojinha nos ajuda a custear os serviços que oferecemos, que são o retorno para a comunidade. Isso sem contar no incentivo ao consumo sustentável, de reaproveitamento. A existência do brechó é de suma importância, nos ajuda muito e a comunidade está doando cada vez mais. Só gratidão”, ressalta Cleusa.

 

 

No local, também é comercializada a produção do setor de artesanato da RFCC, que confecciona lembranças e objetos decorativos, além das próteses para as mulheres que passaram pela cirurgia de retirada das mamas.

Para manter o brechó em funcionamento, são 32 pessoas diretamente envolvidas e, o que não é aproveitado no local, por já existir muita quantidade daquele item, é destinado para outras entidades beneficentes que tenham brechó ou que direcionem, diretamente, a pessoas que precisam.

O brechó atende em horário reduzido devido pandemia. Nas terças, o local funciona das 8h às 12h e das 14h às 16h, e aos sábados das 8h às 12h, tomando todas as precauções necessárias.

Notícias relacionadas