Terca-Feira, 13 de Abril de 2021

facebook_icon

Hoje: Máx 30Cº / Min 19°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Um dia para enaltecer a saúde

Dia Mundial da Saúde enaltece necessidade do cuidado com a qualidade de vida como um todo

bb2ba17ec42e6640805125a658fe3d5a.jpg Foto: Envato Elements

A data de 07 de abril é lembrada por todos os países como o Dia Mundial da Saúde, que se refere à promoção do bem-estar do ser humano. O dia foi estipulado em 1950, porque dois anos antes, nesta mesma data, foi criada a Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável por ações de promoção da saúde em todo o mundo. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/d71818c47d981bb85097e8de3648507e.jpg https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/ffd61332a4e29290e4edbdc12b3cf4f1.png https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/2edbf97c4ed2488011199c38854cd348.jpg

 

O objetivo da data é, portanto, promover a saúde, garantir um melhor nível de cuidado, e melhorar a qualidade de vida das pessoas, ao redor do planeta.

Neste sentido, é importante destacar o conceito do que é “saúde”, definido pela OMS, que é bem mais amplo do que o sentido literal da palavra. Segundo a entidade, saúde envolve um estado completo de bem-estar, englobando o físico, o mental e o social. E não apenas as doenças e o que elas provocam. O ambiente externo e a condição psíquica influenciam, não somente no corpo, mas na saúde global do cidadão.

 

 

Quanto mais a sociedade se desenvolve, novos problemas de saúde estão sendo diagnosticados e, na contramão, aumenta a preocupação das pessoas com a saúde e com a qualidade de vida, estas duas ganhando posições na lista de prioridades da sociedade. O Dia Mundial vem para ser um momento de reflexão sobre o quanto você está cuidando da sua saúde.

No mundo inteiro, pessoas lutam para sobreviver com uma escassa renda, condições de habitação e educação precárias, e menos oportunidades de emprego, o que acarreta problemas de saúde e uma assistência precária, em algumas situações.

Tudo isso leva a uma vida de sofrimento, de doenças que poderiam se evitar e mortes prematuras. No final, isso prejudica as sociedades e as economias dos países. Por conta desse contexto, o tema do Dia Mundial da Saúde, em 2021, pede aos líderes de Estado que garantam melhores condições de vida e trabalho, e, assim, favoreçam a saúde das pessoas.

Pode parecer confuso, mas as ações do Dia Mundial da Saúde vão além de cuidarmos da nossa saúde. É preciso lutar por melhorias no todo. É trabalhar para melhorar, gradativamente, os fatores que determinam uma vida saudável.

A Covid-19 mudou as rotinas e voltou a atenção dos profissionais de saúde à luta contra esta doença. Estes, estão engajados em uma luta diária contra o vírus e têm enfrentado jornadas exaustivas de trabalho, gerando esgotamento e novos problemas de saúde. Por isso, mais do que nunca, é necessário que todos, como sociedade, estejam engajados nesta batalha, fazendo a sua parte, nesta batalha.

Porém, mesmo com toda a preocupação relacionada à Covid-19, os cuidados com outros aspectos da nossa saúde não podem ficar em segundo plano. Cuidarmos de nós mesmos é essencial para uma vida mais plena e feliz. Portanto, nossos especialistas destacam a importância do esforço para a manutenção da saúde, em diferentes aspectos.

 

 

"A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Em tempos difíceis que vivemos, nessa pandemia, que ceifa muitas vidas diariamente, precisamos nos unir, nos cuidar e principalmente do próximo e de quem amamos. Fazendo nossa parte tudo será passado e amanhã poderemos viver melhor”.

Dr. Fernando Marques

 

 

“Os cuidados com saúde bucal devem ter uma atenção especial, principalmente por conta do momento em que estamos passando. Pois a boca é porta de entrada para muitos microrganismos (dentre eles o coronavírus). Já se sabe que várias doenças sistêmicas têm manifestações instaladas na cavidade oral, e como as condições bucais estão diretamente relacionadas com a condições gerais de saúde, seus sintomas não devem ser tratados de modo isolado e sim integrado com os profissionais da área da saúde. Existem estudos relacionando casos mais graves de Periodontite (doença gengival e óssea) com casos mais graves de Covid-19.  Para se ter uma ideia, indivíduos nessas condições tem 3x maiores chances de ir para UTI, de serem entubados e até mesmo ir à óbito. Diante da situação fica claro a importância de ter bons hábitos de higiene bucal e fazer acompanhamento regular com um cirurgião dentista. Para quem tem receio de visitar um dentista, devido a pandemia, pode ficar tranquilo, pois seguimos todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pelos Órgãos de Saúde”.

Dra. Ana Claudia da Silva, CRO 13045/SC - Ortohaus Odontologia

 

 

“Sua saúde bucal começa pela boca, no sorriso, no acolhimento, na mastigação! Cuide do seu sorriso: seu corpo agradece!”

Dr.Leopoldo klug Neto CRO/SC 5899, Dra Cindy K. Rehfeldt Imthurm CRO/SC 13667 e Dra Luiza S. Góss CRO/SC 13663 - Klug & Imthurm Odontologia