Especiais

Um dia para celebrar duas vidas inigualáveis

Mãe e filho comemoram aniversário no mesmo dia e celebram os bons momentos que podem compartilhar

9 de maio de 2021

Para quem experimenta o sabor da maternidade, acredita-se que não há presente maior do que ter o seu filho ou filha em seus braços. E foi este presente que ganhou Maria de Lourdes Ortunio Ferreira, de 81 anos, no dia 23 de março 1958, seu aniversário de 18 anos e dia do nascimento de seu primeiro filho, Rogério Luiz Ferreira.

A aposentada relata que se casou jovem e não demorou a gerar o primeiro filho, situação que era comum antigamente e que se repetiu com inúmeras mulheres em todo o mundo. Conforme dito, ela deu à luz a Rogério com apenas 18 anos e relembra como foi o dia do nascimento do primogênito.

“No dia em que o Rogério nasceu, nós estávamos na igreja e eu passei mal, tendo os primeiros sinais de que ele iria nascer. Quando chegamos ao hospital, ele logo veio ao mundo, bem no dia do meu aniversário”, conta.

No início, Maria de Lourdes ainda precisava trabalhar, para ajudar no sustento da casa e não pôde ficar muito tempo como filho mais velho. Ela atuava como diarista, em Blumenau, e Rogério passou boa parte de sua infância com os avós, enquanto a mãe trabalhava e garantia um pouco do sustento da família.

A história desta mãe batalhadora teve, ainda, um capítulo triste, pois o seu segundo filho nasceu prematuro e, infelizmente, não resistiu, falecendo poucos dias depois. “Eu sofri muito e acredito que nenhuma mãe deveria passar por isso. Mas Deus me deu força para seguir em frente e foi o que eu fiz”, afirma.

Os anos foram passando, Rogério tornou-se adulto e construiu a própria família. Mas nem por isso os dois se afastaram e continuam tendo um laço indestrutível. Maria de Lourdes, depois de aposentada, pôde também curtir um tempo com os netos, contribuindo muito no cuidado e na criação deles.

“Nós sempre tivemos o costume de visitar um ao outro e construímos uma relação muito boa. Hoje, nós moramos juntos, há quatro anos e a minha mãe pode ter o cantinho dela, sem deixar de ter a nossa companhia e alguém para cuidar dela e de sua saúde. Isso compensa o tempo que talvez não tenhamos tido quando eu era criança”, enaltece Rogério.

Mãe e filho também comentam que os aniversários são mais felizes e compartilhados entre os dois, celebrando duas pessoas tão especiais na família. “Quando o Rogério era criança, a festa era sempre só dele (risos). Agora, no nosso aniversário sempre fazemos um café, com um bolinho, e celebramos com quem decidisse vir nos visitar, mas sem fazer uma festa muito grande. Sempre foi um momento de família, em que agradecemos pela vida”, afirma Maria de Lourdes, desejando um Feliz Dia das Mães a todas.

 

 

Notícias relacionadas