Especiais

Um ato de crueldade humana

Após ficar paraplégico depois de levar um tiro de chumbinho, filhote de gato morre no colo de pomerodense

16 de janeiro de 2021

Em setembro do ano passado, a pena para quem praticar um ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais aumentou após uma lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas, atos de maldade contra os animais continuam a serem praticados.

Um exemplo disto aconteceu em Testo Rega, onde o filhote de gato de Silvia Harbs foi atingido por um tiro de chumbinho e ficou com sequelas graves até não resistir aos ferimentos e morrer no colo da sua dona.

Calango(nome do gatinho), tinha aproximadamente oito meses e era um animal dócil e brincalhão, como todo filhote. No fim do ano de 2020, o filho de Silvia pegou o gato no colo, momento este que Calango teve miados estridentes, pois estava sentindo dores na parte de trás de seu corpo. Então, os donos avistaram um buraco localizado próximo ao rabo e resolveram leva-lo à clínica veterinária. Em um primeiro momento, a família acreditava que o ferimento poderia ter sido provocado por uma picada de cobra, mas, o médico veterinário constatou que Calango havia sido acertado por um tiro de chumbinho. 

 

O animal foi medicado, mas a família não tinha condições de pagar uma cirurgia naquele momento. O gato foi trazido de volta para casa e passou a ter cuidados especiais para que Calango não sofresse. Poucos dias se passaram e o gatinho começou a apresentar um quadro de piora, pois não se alimentava bem e quando tentava andar, se arrastava pela casa, já que perdeu os movimentos das patas traseiras, em virtude do ferimento causado pela bala.

E, nesta semana, quando Silvia chegou em casa, Calango estava deitado, fraco e sem reação. Dias antes, a família tinha cogitado a possiblidade de sacrificá-lo, porém, na última terça-feira, dia 12 de janeiro, o gatinho morreu no colo de sua dona.

“Foi um momento muito pesado. É difícil até de explicar o meu sentimento. Sentimos muito esse impacto, pois eu já perdi outros gatos por envenenamento, porém eles morreram longe de mim. Já o Calango, morreu em meus braços e isso ficará na minha memória, por um bom tempo”, comenta.

 

Família precisou colocar uma fralda no gato, já que possuía dificuldades para fazer suas necessidades sozinho. (Foto: Arquivo pessoal)

Além disso, outro sentimento que a dona tem é de revolta.

“Não dá para acreditar em uma coisa dessa. É uma maldade enorme fazer o mal para um animal indefeso. É revoltante perder um gato dessa maneira em um ato tão cruel e, com certeza, vamos tomar providências e iremos fazer um boletim de ocorrência”, desabafa.

Agora, a vida seguirá sem o Calango, na casa da família. Mas Silvia e seus filhos irão adotar um novo gatinho, que por sinal, é bem parecido com o que partiu, nesta semana. O nome ainda não foi definido, mas com certeza, será um novo grande amigo da família.

 

Notícias relacionadas