É possível vivenciar o mundo do futebol sem ser, necessariamente, um jogador, afinal, existem inúmeras formas de se perpetuar neste meio. Uma dessas formas é atuar como árbitro, por exemplo, e como preparador físico. E essas duas experiências vivenciou o paulistano Benjamin Schmal, de 42 anos, radicado na cidade mais alemã do Brasil desde 2016.
Formado em Educação Física pela UniFMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas), em 2004, naquele mesmo ano, fez o Curso de Árbitros da Federação Paulista de Futebol, onde atuou profissionalmente, entre os anos de 2005 e 2010. No entanto, um ano antes de encerrar suas atividades, resolveu trabalhar como preparador físico. “Comecei no Sub 15 e 17 do Bragantino, onde fiquei até 2010. Em 2011, larguei a arbitragem e fui para o Linhares, do Espírito Santo, clube no qual eu iniciei as atividades na categoria Sub 20. Só que, após três jogos, me chamaram para o profissional, que foi vice-campeão da Série A do Estadual”, relembra.
Além de Bragantino e Linhares, Schmal esteve no Real Noroeste Capixaba (Água Branca-ES), Tocantins (Miracema do Tocantins-TO), Penarol (Itacoatiara-AM), Sport Club Brasil Capixaba (Domingos Martins-ES) e Rio Branco (Vitória-ES), nos quais, conquistou títulos importantes, entre eles, Campeão Estadual Tocantinense da 2º Divisão e Campeão Estadual Capixaba da Série B e da Série A.
“Meu melhor momento foi em 2014, no Sport Club Capixaba, quando fomos campeões estaduais da Série B, com um time de ‘renegados’, incluindo eu (risos). Nos classificamos para o quadrangular final, que tinha o Rio Branco, time mais tradicional no Estado, o Serra, outro grande, e o Atlético Itapemirim, com o maior aporte financeiro, muito fora da realidade, naquele período. E fomos empatando, perdendo, empatando, vencendo, vencendo e vencendo... Foi um marco para nós. Quando voltamos para nosso município, Domingos Martins, localizado na região serrana, fomos recebidos no portal com carro de bombeiros e saímos pela cidade fazendo uma merecida festa. Tanto que, um mês depois, fui para o Rio Branco, o que provou que todos estavam errados a nosso respeito”, conta.
Ainda neste meio, o preparador físico teve a oportunidade de conhecer e trabalhar com grandes nomes do futebol nacional, como Lúcio (meia atacante, ex-Goiás, Flamengo e Fortaleza), Fábio Bala (ex-atacante do Fluminense, em 2002 e 2003, ao lado de Romário), Uidemar (ex-volante do Goiás e Flamengo, campeão da Copa do Brasil de 1990 e do Campeonato Brasileiro de 1992) e Duílio (ex-zagueiro do Coritiba, Fluminense e Sporting de Portugal, Campeão Brasileiro de 1984 e Tricampeão Carioca em 1983, 1984 e 1985). “O futebol me ensinou a ter persistência e ser minucioso nas minhas escolhas, para que eu pudesse alcançar meus objetivos. Com muita força de vontade, estudo e dedicação, é possível chegar ao que se almeja. O esporte é o meio que faz parte do nosso contexto social, e isso me proporcionou muitas coisas boas, como socialização, saúde e lazer”, destaca.
A volta à ativa
Atualmente, Schmal é colaborador da Weiku do Brasil, como auxiliar de produção. Mas, caso surja alguma oportunidade, ele pretende voltar ao esporte, com a sua experiência. Aliás, isso não lhe falta, aliada a um grande diferencial, que carrega com orgulho. “Eu sempre utilizei uma metodologia de treino praticamente toda alemã, usada pelo Schalke 04 e pela própria Seleção da Alemanha. Em 2007, comecei a ler e adquirir um material que poucos possuem, afinal, está escrito em alemão. Isso foi um diferencial, que me ajudou muito”, conta. Aliás, a sua descendência alemã foi um fator preponderante para que viesse morar em Pomerode. “Vim para cá por ser descendente de alemão, minha mãe é alemã. Por isso, acabamos nos adaptando bem. Eu sempre digo que Pomerode tem um potencial fantástico para o esporte. Eu assisto alguns campeonatos e acredito que deveria se investir mais no Futebol de Campo e no Futsal, tanto em categorias de base, quanto na criação de um time profissional. Ano passado, o Floresta montou um time Sub 15 e, esse ano, eles darão continuidade. Como aqui há muitas empresas, elas poderiam se juntar e fazer da cidade uma potência no futebol e em outros esportes”, enfatiza.
Ele, inclusive, se coloca à disposição para auxiliar em alguns projetos. “Tenho esta vontade de voltar a trabalhar no meio do futebol, afinal, esporte é saúde. Por isso, deixo uma mensagem: quem nunca praticou, que comece a praticar; outros que pararam, voltem a fazer; e aqueles que têm filhos, os estimulem a fazer uma atividade esportiva. Pode ter certeza absoluta que muitos sonhos serão realizados, assim como os meus foram, com essa oportunidade”, finaliza Schmal.
Quer receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.