Esporte

Ultramaratonista participa de “Treinão” da Pomerode Runners

Atletas de diversas assessorias percorreram ruas e estradas do interior da cidade e região.

5 de julho de 2020

Mais uma vez, o grupo Pomerode Runners realizou um “Treinão”, com atletas de diversas assessorias, que percorreram ruas e estradas do interior da cidade e região. No domingo, dia 04 de julho, 38 participantes fizeram percursos de 15K, 18K, 27K, 30K e 38K, entre Testo Alto, Morro do Schmidt, Estrada Carolina e Rio Ada (Rio dos Cedros), em um estilo chamado “Estrada Livre”.

Segundo o coordenador do Pomerode Runners, Rodrigo Dias, esta segunda edição foi um sucesso. “É uma oportunidade para que os atletas façam treinamentos, troquem informações e realizem o percurso que os seus respectivos professores passaram em suas planilhas. Hoje em dia, é muito difícil encontrar este tipo de apoio e nós estamos oportunizando para que cada um realize a sua corrida, dentro da sua realidade”.

Ainda segundo Dias, novas iniciativas como essa serão viabilizadas, no futuro. “Com o apoio dos meus amigos e dos atletas, que entenderam a ideia do Pomerode Runners, este tipo de ‘Treinão’ só tem a crescer”, completa.

A organização pretende fazer um novo “Treinão”, daqui a algumas semanas. “Neste fim de semana, haverá um desafio de 50K, em Blumenau. Então, no outro, vamos descansar e no dia 26 de julho, pretendemos reunir nossos amigos, novamente, aqui em Pomerode”, finaliza Dias.

 

 

Presença ilustre

A atividade teve a presença da Ultramaratonista Fran Santin, de Florianópolis, que veio prestigiar e participar do “Treinão”. Para ela, este tipo de iniciativa é louvável, pois aproxima os atletas e os mantêm ativos, neste período de pandemia. “Tive uma recepção fantástica em Pomerode, é uma terra muito linda, onde os corredores estão muito bem servidos de locais para treinos, com boa altimetria e muito estradões. A região é fantástica”.

Para ela, este tipo de evento é muito importante, pois aproxima as pessoas, neste momento em que as competições estão paradas. “Alguns atletas não precisam de uma competição para se motivar, já outros precisam; têm aqueles que se motivam treinando sozinhos, já outros, precisam de um grupo para treinar. Portanto, a realização destes eventos é fantástica e serve para reunir os atletas – com todas as medidas de segurança necessárias. Esta é uma iniciativa difícil de ver em Santa Catarina, nem mesmo em Floripa não vemos coisas assim. Por isso, dou os parabéns aos organizadores”, frisa Fran.

 

Ultramaratonista elogiou o percurso (Foto: Alexandre Gonçalves – @viewfinderbrasil)

A admiração pela iniciativa se dá em virtude da pandemia do novo coronavírus, que está impossibilitando a realização das competições. Por isso mesmo, os atletas tiveram que adaptar as suas rotinas, para manter-se ativos. “Eu, por exemplo, quando não podia treinar na rua, treinava na esteira, o que não é a mesma coisa. Mas como havia uma prova marcada, de 250km, em setembro, e ela estava confirmada, eu precisei continuar a minha preparação, mesmo sem as condições ideais. Quando os treinamentos na rua voltaram, mesmo com o uso da máscara, foi uma imensa alegria, pois pude retomar a minha rotina. Então, nos fins de semana, aproveito para visitar os interiores, assim como vim a Pomerode, nesta oportunidade. Esta é a vida, temos que nos adaptar à situação e não lutar contra ela, buscando as melhores alternativas, dentro da realidade de cada um, para que continuemos a fazer aquilo que mais gostamos”, conclui.

 

Estrutura esteve à disposição dos atletas (Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode)

Notícias relacionadas