Especiais

Trazendo o amor da Páscoa, para dentro do lar

Pomerodense revela o amor por trazer a Páscoa para dentro de sua casa, em uma data sagrada como a celebração da ressurreição de Cristo

4 de abril de 2021

Para muitas famílias pomerodenses, o clima da Páscoa começa com a decoração da casa para esta data especial. E há as pessoas que não veem a hora de terem a casa decorada com os elementos que representam datas importantes, como a Páscoa.

Para a pomerodense Lia Karsten, de 70 anos, Páscoa e Natal são duas datas sagradas, que não podem passar sem uma decoração à altura de sua importância. De acordo com a aposentada, estas são duas datas sagradas e decorar a casa, da melhor forma possível, é a sua forma de homenagear Jesus Cristo.

“No fim de fevereiro, eu já comecei a decorar a casa para a Páscoa. Prefiro colocar a decoração mais cedo, para que eu possa curti-la, também, pois gosto muito de fazer e de ter a casa decorada. Tem a árvore, tem os arranjos, em todo lugar há alguma coisa, algum detalhe, que remete à Páscoa”, conta Lia.

A decoração é feita praticamente toda por dona Lia, com uma pequena ajuda de uma amiga sua, que entende de decoração e agrega algumas sugestões. E o resultado final é uma casa com a cara da Páscoa.

 

 

O destaque é uma Osterbaum recheada de casquinas, de vários tamanhos, cores e materiais, cada um com um significado.

“Não sei quantas casquinhas, eu tenho, nunca contei, mas são muitas. Tenho algumas que vieram da Alemanha, há algumas que são de vidro, outras pintadas por meus netos, quando eram menores, casquinhas de madeira, também. Tudo o que eu ganho eu penduro nesta Osterbaum e compro algumas das artesãs, também, porque elas também merecem, pois se dedicam muito a isso”, comenta.

A Osterbaum, a árvore de Páscoa com os galhos secos, que recebe as casquinhas, é sempre a mesma, na casa da dona Lia. Ela explica que guarda a árvore quando a Páscoa passa, com todo o cuidado, para que seja reutilizada no ano seguinte. Os enfeites também são guardados com todo o cuidado e organização, por material e por tamanho, embrulhado em plástico bolha e guardado em caixas transparentes.

O restante da casa também ganha toques da Páscoa, com os coelhos, ovos decorados, de vários materiais e cores, arranjos e guirlandas, espalhados pelo espaço, trazendo cor e vida à residência. Para dona Lia, há um enfeite, em especial que não pode faltar em sua decoração.

“O que não pode faltar de jeito nenhum na decoração? Eu acho que são os coelhos, que são um dos principais símbolos da Páscoa”, afirma.

A aposentada também destaca que o momento de decorar a casa para a Páscoa é um prazer para si. “Eu gosto muito de decorar a casa, é uma tradição. Acho que a Páscoa só está completa, se você tem esse momento de decorar sua casa, de trazer esse espírito pra dentro do seu lar. Eu acho que me sentiria triste se não tivesse essa decoração. E, claro, eu penso em Deus quando faço isso, toda a decoração, é para ele. Eu amo decorar a minha casa para a Páscoa, é a minha paixão, e meus filhos e netos adoram, também. Eu espero que um dia eles também tenham esse amor e esse cuidado com tudo”, ressalta.

 

 

Notícias relacionadas