Terca-Feira, 19 de Outubro de 2021

facebook_icon

Hoje: Máx 30Cº / Min 19°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Trabalhando em prol do meio ambiente

Grupo Escoteiro Pomerano realiza ação alusiva ao Dia Mundial da Limpeza

e872fb775a41870c0fc3f13fce351f0e.jpg Foto: Divulgação / Grupo Escoteiro Pomerano

No dia 18 de setembro, foi celebrado o Dia Mundial da Limpeza e o Grupo Escoteiro Pomerano (GEP) aproveitou a data para realizar mais uma ação de limpeza em algumas áreas da cidade. Participaram da ação 41 jovens e 12 adultos, sendo que os menores (entre 6,5 a 10,5 anos) denominados Lobinhos, realizaram a limpeza na Trilha da Saúde no Pavilhão de Eventos. Assim foi definido por questões de segurança dos jovens, segundo Ane-Mery Pisetta, membro do Grupo, que organizou a ação.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/d71818c47d981bb85097e8de3648507e.jpg https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/ffd61332a4e29290e4edbdc12b3cf4f1.png

 

Já os maiores realizaram a limpeza nas imediações da Sede do Grupo Escoteiro, cemitério da IECLB Centro e áreas centrais. Ainda de acordo com a organização, foram formados pequenos grupos de trabalho, devido à pandemia. “Os jovens foram incentivados à estender a ação aos lares e familiares, ampliando assim a cadeia do bem”, afirma Ane-Mery.

Os jovens também realizaram ação de Limpeza solidária e levaram roupas, brinquedos  e calçados que separaram em casa, para doação. Em sua totalidade, a ação teve como principal objetivo conscientizar os participantes sobre o cuidado com o Planeta.

 

 

“A ação envolve tanto limpeza ambiental, como também limpeza digital (triagem de mensagens, arquivos, contatos programas  e armazenamentos desnecessários que fazem com que tenhamos que adquirir mais bens de consumo para suprir o espaço que ocupam),  limpeza espiritual (reflexão, conexão com a Mãe Terra, com o Criador e consigo próprio), limpeza solidária (5S, reflexão, triagem e doação de bens úteis aos que precisam). O Dia Mundial da Limpeza é aplicável 100% à proposta das atividades do Grupo. O método escoteiro está intrinsicamente ligado à Natureza e ao viver de modo sustentável, tendo somente o necessário, dividindo o que tem com quem precisa e respeitando todos os seres que habitam conosco neste Planeta”, destaca a integrante do GEP.

Também de acordo com Ane-Mery, a participação de todos, principalmente dos jovens, é de suma importância, além do fato de o número de pessoas engajadas aumentar a cada ano.

“O fato de estarmos amparados por uma corrente mundial de pessoas realizando a mesma ação, nos dá forças e nos aproxima cada vez mais do objetivo maior de tornamos o Mundo um lugar cada vez melhor. O aprendizado é alcançado quando há uma mudança de comportamento.  A ação proporciona às crianças e jovens uma oportunidade de experimentar diversas formas de avaliar a interação humana com o Planeta. Refletir sobre usos e costumes que afetam negativamente o meio ambiente e pensar em formas de melhorar. Assim, estarão construindo um futuro seguro e saudável  para si e para as próximas gerações”, finaliza.