Meio Ambiente

Trabalhando em prol do meio ambiente

Grupo Escoteiro Pomerano realiza ação alusiva ao Dia Mundial da Limpeza

25 de setembro de 2021

No dia 18 de setembro, foi celebrado o Dia Mundial da Limpeza e o Grupo Escoteiro Pomerano (GEP) aproveitou a data para realizar mais uma ação de limpeza em algumas áreas da cidade. Participaram da ação 41 jovens e 12 adultos, sendo que os menores (entre 6,5 a 10,5 anos) denominados Lobinhos, realizaram a limpeza na Trilha da Saúde no Pavilhão de Eventos. Assim foi definido por questões de segurança dos jovens, segundo Ane-Mery Pisetta, membro do Grupo, que organizou a ação.

Já os maiores realizaram a limpeza nas imediações da Sede do Grupo Escoteiro, cemitério da IECLB Centro e áreas centrais. Ainda de acordo com a organização, foram formados pequenos grupos de trabalho, devido à pandemia. “Os jovens foram incentivados à estender a ação aos lares e familiares, ampliando assim a cadeia do bem”, afirma Ane-Mery.

Os jovens também realizaram ação de Limpeza solidária e levaram roupas, brinquedos  e calçados que separaram em casa, para doação. Em sua totalidade, a ação teve como principal objetivo conscientizar os participantes sobre o cuidado com o Planeta.

 

 

“A ação envolve tanto limpeza ambiental, como também limpeza digital (triagem de mensagens, arquivos, contatos programas  e armazenamentos desnecessários que fazem com que tenhamos que adquirir mais bens de consumo para suprir o espaço que ocupam),  limpeza espiritual (reflexão, conexão com a Mãe Terra, com o Criador e consigo próprio), limpeza solidária (5S, reflexão, triagem e doação de bens úteis aos que precisam). O Dia Mundial da Limpeza é aplicável 100% à proposta das atividades do Grupo. O método escoteiro está intrinsicamente ligado à Natureza e ao viver de modo sustentável, tendo somente o necessário, dividindo o que tem com quem precisa e respeitando todos os seres que habitam conosco neste Planeta”, destaca a integrante do GEP.

Também de acordo com Ane-Mery, a participação de todos, principalmente dos jovens, é de suma importância, além do fato de o número de pessoas engajadas aumentar a cada ano.

“O fato de estarmos amparados por uma corrente mundial de pessoas realizando a mesma ação, nos dá forças e nos aproxima cada vez mais do objetivo maior de tornamos o Mundo um lugar cada vez melhor. O aprendizado é alcançado quando há uma mudança de comportamento.  A ação proporciona às crianças e jovens uma oportunidade de experimentar diversas formas de avaliar a interação humana com o Planeta. Refletir sobre usos e costumes que afetam negativamente o meio ambiente e pensar em formas de melhorar. Assim, estarão construindo um futuro seguro e saudável  para si e para as próximas gerações”, finaliza.

Notícias relacionadas