Na última quinta-feira, 26 de novembro, a Prefeitura de Indaial, através da Fundação Municipal de Esportes e após reuniões com o comitê gestor da pandemia, equipes e patrocinadores, tomou uma importante decisão: cancelar o Torneio de Verão 2021.
Segundo os organizadores, um dos maiores eventos esportivos do Brasil, tradicional na cidade e que costuma movimentar milhares de pessoas de toda a região, não poderia ser realizado dentro dos moldes originais, devido à situação da pandemia que estamos vivendo.
Para o diretor executivo da Fundação Municipal de Esportes, Ademir Packer, a decisão é consciente e foi tomada mediante a avaliação dos envolvidos. “O Torneio de Verão é uma grande festa do esporte em nosso município e o fato de não podermos realizá-lo com a presença do público, nos entristece”.
Com a proibição, os jogos do torneio teriam que ser transmitidos via internet, o que faria com que perdesse o verdadeiro objetivo da competição, que é a interação entre as pessoas. “Além disso, teríamos que ter protocolos rígidos e testar todas as equipes, tomando um cuidado redobrado com os jogadores. Realmente, não seria a mesma coisa e alteraria a qualidade de um trabalho feito há anos, com muita dedicação, para que cada ano fosse ainda melhor”, diz. Com isso, a previsão é que o Torneio de Verão seja realizado em janeiro de 2022.
“Foi a melhor decisão”
Bicampeã e uma das mais importantes equipes do certame, a Associação Pomerode Futsal (APF) também se manifestou sobre o cancelamento. “Não haveria como realizar a competição com os portões fechados, pois o calor da torcida é o maior charme do torneio. O clima gerado dentro do Ginásio Luiz Petters, é incomparável. Além disso, há a questão da visibilidade, principalmente, dos patrocinadores. Mesmo que houvesse a transmissão ao vivo, sem público, o torneio perderia muito do seu encanto”, enfatiza Rafael Ramthun, dirigente da APF.
Ainda segundo Ramthun, outra questão que poderia pesar é o período de realização. “Chegou-se a cogitar que a competição fosse jogada entre abril e maio. Mas isso também não seria o ideal, pois este é o período de início dos campeonatos estaduais e da apresentação das equipes para a Liga Nacional. Portanto, o nível da competição também seria afetado, em virtude dos grandes jogadores não estarem presentes. Lamentamos muito, mas, no atual cenário, foi a melhor decisão a ser tomada”, finaliza o dirigente.
APF, bicampeã do Torneio de Verão | Foto: Ademir Guedes / FME Indaial