Esporte

Torino lança camisa verde em homenagem à Chape

Uniforme de goleiros da equipe italiana leva mensagem em alusão à tragédia da Colômbia.

24 de julho de 2021

O Torino lançou, nesta sexta-feira, 23 de julho, uma camisa verde em homenagem à Chapecoense. O uniforme será utilizado pelos goleiros da equipe italiana na temporada 2021 / 2022. Os dois clubes são ligados pela tragédia aérea com suas delegações e mantêm “amizade” desde 2016.

Não é a primeira homenagem feita pelo clube italiano. Em 2017, a equipe também utilizou uniforme verde em empate com o Atalanta. Foram produzidas 1.500 unidades da camisa, e parte da renda arrecadada com as vendas foram repassadas às famílias das vítimas da tragédia da Chape, segundo o Torino.

Em 2018, as equipes se enfrentaram em um amistoso no estádio Olímpico Grande Torino, em Turim. A partida acabou 2 a 0 para os italianos, que faziam a pré-temporada na ocasião. A Chape disputou a partida com um time alternativo, formado por atletas que não estavam atuando com regularidade e por jovens da base.

 

Foto: Torino FC


 

Em 2021, a tragédia com o avião que levava a Chapecoense para a disputa da final da Copa Sul-americana completa cinco anos. O acidente ocorreu em 29 de novembro, nos arredores da cidade de Medellín. Morreram 71 pessoas, entre jogadores, comissão técnica, estafe, diretores, jornalistas, convidados e tripulantes.

Seis pessoas ficaram vivas. Os jogadores Alan Ruschel, que conseguiu seguir carreira no futebol e hoje atua pelo América-MG; Jakson Follmann, que teve uma perna amputada e, hoje, se dedica à carreira musical; e Neto, que é atualmente superintendente de futebol da Chapecoense. Além deles, o jornalista Rafael Henzel, que faleceu em março de 2019, de infarto, e os tripulantes Erwin Tumiri e Ximena Suarez.

 

Vestimenta também traz a inscrição “Unidos pelo destino”, em italiano  |  Foto: Torino FC


 

O desastre com o time do Torino ocorreu no dia 04 de maio de 1949. O avião que retornava com a delegação de uma partida em Lisboa contra o Benfica, prejudicado por um forte nevoeiro, chocou-se com o campanário da conhecida Basílica de Superga, em Turim. Todos os 42 integrantes morreram na hora, incluindo o elenco da equipe italiana. O clube jamais foi o mesmo depois dessa imensa perda.

A tragédia abalou toda a Itália, e cerca de 500 mil pessoas acompanharam os funerais. O Torino era o maior time da época, chamado de Grande Torino e à época tetracampeão nacional. O time partia para o quinto scudetto consecutivo e teve de recorrer a juvenis para disputar o campeonato até o fim. O detalhe é que os outros clubes, em solidariedade, fizeram o mesmo, e com isso o pentacampeonato foi conquistado.

Fonte: GE

 

Notícias relacionadas