Tecnologia

Sua Mente Importa

Aplicativo desenvolvidos por alunos busca ajudar pessoas a manterem a sua saúde mental, em tempos de pandemia

31 de outubro de 2020

Como a sociedade ainda vive os reflexos da pandemia, como a necessidade do isolamento social, um assunto que também ganhou repercussão em meio a esta nova realidade é a saúde mental. Com tantas notícias ruins, de mortes e pessoas doentes, além da constante preocupação com a doença, tem se tornado cada vez mais frequente desenvolver problemas de saúde mental como depressão e ansiedade.

Pensando nisso, um grupo de alunos do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima desenvolveu um aplicativo de celular, que auxilia as pessoas a identificarem se estão com algum problema e encontrarem os tratamentos necessários. A equipe está junta há três anos e é formada pelos alunos Gabriel Henrique Rahn, Felipe Eduardo Keske, Guilherme Luiz Buzzi, Isabela Rizzotto da Silva, Júlia Fernandes Torres, Júlia Maria Balarim Ceigol e Nathalia Zamprogna.

Tudo começou a partir da participação da equipe na First Lego League (FLL), que, devido à Covid-19, seria apenas online. O desafio feito às equipes participantes era desenvolver um projeto que ajudasse as pessoas na pandemia. “A nossa ideia foi ajudar quem desenvolveu problemas de saúde mental durante a pandemia e, muitas vezes, não se dá conta disso. Problemas como depressão, ansiedade, que pioraram pelo fato de não poder sair de casa”, comentam os membros da equipe.

 

O aplicativo já está finalizado e, ao entrar, o usuário segue alguns passos. Primeiro, faz um quiz, de acordo com a sua idade, respondendo a alguns questionamentos, e então recebe recomendações sobre exercícios, ações e hábitos que podem ajudar, além de contatos de profissionais da área, para um melhor acompanhamento. As perguntas são diferentes, conforme a idade do usuário, pois os sintomas e reflexos da saúde mental afetada podem variar conforme a faixa etária.

O aplicativo, chamado Sua Mente Importa, começou a ser planejado em junho e, desde então foram três meses adquirindo conhecimento e dois para colocá-lo em prática. Os alunos tiveram aulas com a psicóloga da escola, Roberta Trierveiler Krueger (CRP 12/03862), e pesquisaram sobre o assunto. Além disso, conversaram com pessoas que já passaram por problemas de saúde mental e coletaram seus relatos, para enriquecer o conteúdo no app.

“Percebemos que é uma situação muito delicada, que as pessoas vão perdendo a esperança, querem desistir de tudo. Ficamos tocados com os relatos e situações que ouvimos e queríamos mostrar que há mais pessoas passando por isso, que ninguém está sozinho nessa, e que é possível encontrar ajuda. Ficamos felizes por ajudarmos outras pessoas, neste período tão difícil”, enaltece a equipe.

 

De acordo com a psicóloga, Roberta, o aplicativo oferece à sociedade um serviço muito importante, que é uma forma simples de obter ajuda. “São questionamentos que fazem as pessoas refletiram sobre as situações emocionais, para que parem e pensem sobre o dia delas, para que tenham consciência sobre como estão emocionalmente, além de trazer as recomendações para saber quando procurar ajuda, com base em teses científicas provadas. Ele possui um objetivo social fantástico e é muito abrangente”, destaca a psicóloga.

A professora que acompanhou a equipe no projeto, Paola Stéfany Maass de Souza, afirma que já receberam retorno de várias pessoas sobre o aplicativo. “O feedback está sendo muito positivo, várias pessoas agradeceram por poder fazer a autorreflexão”, ressalta.

Mariangela da Silva, coordenadora pedagógica, enaltece o orgulho do trabalho feito pela equipe. “Me sinto orgulhosa dos alunos, pois estão mostrando a educação que a escola prioriza, com o foco no ser humano, em fazer o bem a outras pessoas. Este é um troféu do que fazemos como escola”.

O aplicativo Sua Mente Importa está disponível para download neste site. O grupo trabalha, também, para disponibilizá-lo na Play Store. Quem quiser acompanhar o trabalho da equipe, pode segui-la no Instagram (@equipe_lof).

 

Notícias relacionadas