Economia

Sicoob MaxiCrédito completa 36 anos de muito cooperativismo e apoio à comunidade

Hoje, após muito trabalho e cooperação, é considerada uma das maiores cooperativas de crédito do país

21 de novembro de 2020

Há 36 anos, fruto da união de pessoas que carregavam consigo o espírito cooperativista, nascia o Sicoob MaxiCrédito, uma instituição que, desde a sua origem, sempre esteve comprometida com seus associados e com a comunidade onde está inserida. Hoje, após muito trabalho e cooperação, é considerada uma das maiores cooperativas de crédito do país.

Fundada por pessoas e para pessoas, o Sicoob MaxiCrédito, através do atual presidente, Ivair Chiella, acredita que a seriedade e a manutenção da sua essência foram os pontos chaves para a cooperativa chegar onde chegou.  

“Sentimos muito orgulho pela história que construímos até aqui, uma trajetória que contou com a contribuição de muitas pessoas, de associados, colaboradores e toda a comunidade envolvida”, explica Chiella. “Temos orgulho de olhar para trás e perceber que o trabalho dos pioneiros, de possibilitar melhores condições de acesso aos produtos e serviços financeiros, é a nossa missão até hoje. Está na nossa essência, no nosso dia a dia, no trabalho feito sempre com ética e profissionalismo”, destaca o presidente.

Para o vice-presidente, Ari José Roman, é importante manter as raízes, mas também olhar par o futuro. “Levamos em nossa essência os valores e os princípios do cooperativismo, aliados à ética e ao profissionalismo, o que nos permitiu trilhar nosso caminho até aqui. E ao olharmos para o futuro, temos a certeza de que muitas outras pessoas irão se unir ao cooperativismo praticado pela MaxiCrédito, buscando uma relação mais justa e oportunidades de crescimento”, afirma Roman.

Origem

No dia 16 de novembro de 1984, em Chapecó, líderes cooperativistas e associados da Cooperalfa, se uniram em assembleia para debater a dificuldade de acesso ao crédito para o agronegócio da região. Foi então que criaram a Cooperativa de Crédito Rural de Chapecó Ltda – Credialfa – que depois veio a ser Sicoob MaxiCrédito. As atividades iniciaram no 15 de agosto de 1985, após aprovação de funcionamento pelo Banco Central.

Aos poucos a cooperativa foi dando novos passos e em 1992 inaugurou a primeira agência fora de Chapecó, em União do Oeste – SC. Outro capítulo importante foi em 2005 quando passou de rural para livre admissão de associados, o que possibilitou a associação tanto de pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas de diversos outros ramos.  


Foto:Divulgação

Expansão

O Sicoob MaxiCrédito chega a quase quatro décadas de atuação com uma base sólida e um nome consolidado no mercado financeiro. Em 2012 expandiu sua área de atuação para a Grande Florianópolis, em 2016 para a região do Vale do Itajaí e há menos de um mês, realizou sua terceira incorporação, ampliando sua atuação também em solo gaúcho. Atualmente atende mais de 190 mil associados, 85 agências, tem quase R$ 4 bilhões em ativos e está em plena ascensão.  

“Comemoramos 36 anos num momento muito bom, onde acabamos de chegar no Rio Grande do Sul, abrangendo 29 municípios. Mas isso é só o início. Temos um projeto de expansão que vai até 2023.  Até lá queremos abrir 30 novas agências em 24 municípios. Isso só é possível devido a credibilidade que temos perante a sociedade”, comenta Chiella.

 

Notícias relacionadas