Comunidade

Sicoob MaxiCrédito arrecada 18 toneladas de alimentos não perecíveis na campanha do Dia de Cooperar

Ação beneficiou 68 entidades que atendem famílias carentes

4 de agosto de 2020

Entre os dias 01 a 10 de julho, o Sicoob MaxiCrédito realizou a campanha Dia C de arrecadação de alimentos envolvendo colaboradores, associados e comunidade. A ação fez parte da celebração ao Dia Internacional do Cooperativismo, momento no qual as cooperativas fazem um grande movimento de solidariedade em todo o país.

No total foram arrecadados 18.037 quilos de alimentos não perecíveis que beneficiaram 68 entidades que atuam na linha de frente de atendimento a famílias carentes, como as assistências sociais municipais, asilos, casas lares e organizações da sociedade civil. A arrecadação foi realizada em 223 pontos de coleta espalhados nos municípios das regiões Oeste, Vale do Itajaí e Litoral catarinense, onde o Sicoob MaxiCrédito atua, dentre eles, 145 parceiros comerciais associados, como supermercados, farmácias, agropecuárias, academias, dentre outros.

Atuando há 9 anos na Grande Florianópolis, o projeto Amigos do Sid atende crianças, adolescentes e famílias carentes e foi um dos beneficiados com a ação realizada pela cooperativa. “Quero agradecer ao Sicoob MaxiCrédito pela parceria e a destinação da arrecadação aos Amigos do Sid, muitas famílias serão agraciadas com o alimento que foi disponibilizado através dos associados”, disse o coordenador do projeto Sidnei Torres do Amarante.

 

Em Blumenau, a Casa São Simeão atua há 65 anos como Instituto de Longa Permanência para Idosos. Vilmar Lucas Junior é o tesoureiro da entidade e afirma que as doações irão contribuir para uma alimentação plena e saudável dos idosos. “Por ser uma associação sem fins lucrativos, as ações em prol da casa são sempre muito importantes, pois auxiliam na manutenção das atividades, para podermos oferecer uma melhor qualidade de vida a todos os idosos”, afirma Vilmar.

“Essa atitude da equipe do Sicoob em arrecadar alimentos, veio em boa hora, em um momento de extrema necessidade, em que temos que enfrentar a pandemia e garantir a segurança alimentar das pessoas. Estamos felizes em ter recebido esses alimentos e repassar para quem precisa”, disse Elisiani Sanches, assistente social no Programa Viver, uma ONG de Chapecó que trabalha há 27 anos com crianças e adolescentes em situação de risco.

Na opinião do Presidente do Sicoob MaxiCrédito, Ivair Chiella, o resultado dessa grande ação representa o cooperativismo na prática: “nos impressiona ver a força que temos quando nos unimos e, nesse momento, não poderia ser diferente”, disse o presidente, “é emocionante ver o engajamento da comunidade em um ato de cooperação, nosso muito obrigado à todos que contribuíram, de alguma forma fizemos a diferença na vida de muitas pessoas”, conclui Chiella.

 

Voluntariado Transformador

Especialmente no dia 04 de julho, data da celebração do Cooperativismo, 365 colaboradores voluntários do Sicoob MaxiCrédito se envolveram na arrecadação, mobilizando a comunidade para a doação de alimentos nos diversos pontos de coleta dos 45 municípios que a cooperativa atua.

Pedro Henrique da Silva é colaborador em Blumenau e foi voluntário na ação do Dia C. Par ele, a recompensa de contribuir com a comunidade é muito grande: “é um sentimento imenso de gratidão, fizemos parte de uma ação grandiosa, ajudando quem mais precisa, mas não há dúvidas que o voluntário é quem mais ganha”, afirma Pedro.

O colaborador Robson Mallmann, de Xaxim, declara que ser voluntário é uma das melhores sensações: “acredito que tenhamos um papel muito importante, em ajudar as pessoas, e ver que nossos esforços são recompensados com um agradecimento sincero, não tem preço”, completa Robson.

Notícias relacionadas