Especiais

Semeando a preservação do meio ambiente

Grupo Escoteiro adere ao movimento Junho Verde e realiza ações de sustentabilidade

19 de junho de 2021

O mês de junho tem, no mundo inteiro, um apelo para a preservação do meio ambiente, por meio de ações integrantes do chamado Junho Verde, campanha que incentiva práticas de sustentabilidade.

O Grupo Escoteiro Pomerano, que tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de cidadãos com consciência social, aderiu à uma ação mundial do escotismo, denominada MutEco, parte das iniciativas do Junho Verde. A nível de nação, foi elaborada pela União dos Escoteiros do Brasil e serve para promover ações que despertem o cuidado com o Meio Ambiente e se repete a cada ano no mês de junho. 

O Grupo realiza atividades diversas e que geralmente são feitas junto à comunidade. Porém, em decorrência da pandemia da Covid-19, no ano passado e neste ano, também, estas ações ocorrem de forma limitada aos lares e vizinhança de cada jovem participante do grupo. De acordo com a Diretora Administrativa do Grupo Escoteiro Pomerano, Kátia Schmidt, no sábado dia 12, os jovens de cinco a 10 anos, denominados Lobinhos, e os jovens de 11 a 14 anos, denominados Escoteiros, iniciaram as atividades do MutEco 2021.

“Os chefes conversaram sobre a importância de cuidarem do meio ambiente e de como podem fazer isso. Após a conversa os lobinhos receberam duas pequenas tarefas, para casa, referentes a atividades voltadas ao meio ambiente. A primeira tarefa consiste em realizar, com o auxílio de um adulto, uma limpeza em algum local nos arredores de suas casas, recolhendo o lixo descartado indevidamente na rua” comenta Kátia.

 

 

A segunda tarefa foi um desafio proposto, para que os lobinhos escolham pelo menos uma hora do seu dia, sem contar o horário de aula ou horário de sono, para realizarem atividades que não utilizem nada que funcione com auxílio da energia elétrica (aparelhos e dispositivos eletrônicos). As atividades que forem realizadas nesta hora do dia, precisam ser anotadas na folha que eles levaram, para ser trazida para a chefia ao fim dos 30 dias.

Segundo a coordenação do Grupo, todo os escoteiros estão envolvidos nas ações relacionadas ao MutEco e ao Junho Verde, totalizando cerca de 60 membros, todos desempenhando as tarefas com muita alegria e comprometimento.

Para a coordenadora do Distrito Escoteiro Vale Europeu e vice-coordenadora do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) Pomerode, Ane-Mery Pisetta, ações como esta são importantes para que os jovens sejam instigados a pensar diferente, desenvolvendo o olhar crítico. “Viver em casa em época de isolamento foi muito bom para percebermos como temos coisas que não precisamos, como geramos resíduos, como cuidamos do nosso espaço e até como nos relacionamos com as pessoas da família, vizinhos, animais domésticos e meio ambiente. A ideia do MutEco é justamente plantar a semente dessa consciência de que somos parte do Meio Ambiente e não os donos. Assim, temos que incorporar as ações em nosso dia a dia para que haja uma transformação em massa e assim contribuir para se viver num mundo cada vez melhor”, afirma Ane-Mery.

 

 

Ao longo do restante do mês de junho, o Grupo ainda realizará outras ações voltadas à preservação do meio ambiente, como incentivo à gestão de resíduos, economia de energia, campanha para auxílio da menina Laurinha – Tampinhas do bem, Minha Horta. 

“Trabalho com escoteiros há 34 anos e percebo uma grande transformação dos jovens ao participarem do movimento escoteiro. O fato de desenvolverem atividades ao ar livre, utilizando somente o necessário e sentindo-se alegres e completos por integrar-se com os amigos e com a natureza, faz deles jovens comprometidos e conscientes das suas responsabilidade com o meio em que vivem, seja este o meio social ou o meio ambiental”, destaca Ane-Mery.

 

O GIEA

Em Pomerode, o Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) lançou a campanha Junho Verde, um mês inteiro dedicado à sensibilização e conscientização ambiental.

Durante o mês, diversas entidades da iniciativa pública e privada estão realizando ações com esse mesmo objetivo, buscando melhorar a nossa relação com meio ambiente em vários âmbitos, em prol de uma cidade sustentável.

 

 

O MUTECO

O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – MutEco é uma grande ação ecológica que movimenta os escoteiros nos quatro cantos do país, além de ser uma grande oportunidade para que todo os jovens reflitam sobre a importância do Meio Ambiente em suas vidas e uma oportunidade para os jovens conquistarem a Insígnia Mundial do Meio Ambiente (IMMA), contribuindo com a melhora da consciência ecológica, além de fortalecer a imagem do Movimento Escoteiro na sociedade. 

Mais uma vez a intenção é a de liderarmos ações de meio ambiente, com objetivo de garantir um futuro melhor para nós e para as futuras gerações. A preocupação com o meio ambiente faz parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, em conjunto com a ONU Meio Ambiente, atuaremos na busca de uma melhor consciência ambiental.

 

 

Notícias relacionadas