Tecnologia

Satélites Starlink poderão ser vistos de Santa Catarina nesta semana

O Starlink é um projeto de constelações de satélites em andamento, pela empresa americana SpaceX.

18 de maio de 2020

Anote em sua agenda: esta semana será muito propícia para observar o céu. Isso porque, mais uma vez, os satélites Srtarlink poderão ser apreciados por todos, num “espetáculo” que está se tornando recorrente.

O Starlink é um projeto de constelações de satélites em andamento, pela empresa americana SpaceX, para desenvolver uma plataforma de baixo custo, alto desempenho e transceptores terrestres de clientes necessários, a fim de implementar um novo sistema de comunicação baseado na internet.

Os moradores dos estados da Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão visualizar a passagem dos satélites da Starlink cruzando o céu.

Segundo a plataforma Find Starlink, em Pomerode, os satélites poderão ser vistos por seis minutos nesta segunda feira, dia 18, por volta das 18h50min, vindos do Nordeste, em direção ao Sudeste. Já na terça-feira, dia 19, serão quatro minutos de observação, a partir das 19h25min, do Oeste para o Sudoeste. E na quarta-feira, dia 20 de maio, a partir das 18h25min, os satélites percorrerão os céus da cidade, do Noroeste em direção ao Sul, em um intervalo de seis minutos.

 

 

No entanto, segundo a plataforma, os horários não são 100% precisos, pois a órbita dos satélites muda com frequência e sem aviso prévio. Além disso, diversos fatores podem interferir na reflexão suficiente de luz solar – o fator que possibilita a sua observação. 

Com versão web e app para Android e iOS, o serviço apresenta os detalhes de cada localidade. Basta informar onde você se encontra e conferir as informações. Em seguida, é só olhar para o céu no horário e na direção indicadas, ficando atento ao trilho de satélites cruzando o espaço.

Notícias relacionadas