Saiba como evitar “dores de cabeça” na Black Friday
Felipe Fabris Goerl, coordenador do Procon de Pomerode, alerta sobre os golpes aplicados aos consumidores neste período.
Nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, os consumidores poderão comprar produtos com grandes descontos, por meio da chamada Black Friday. No entanto, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), alerta os consumidores sobre possíveis fraudes, durante as promoções.
Segundo Felipe Fabris Goerl, coordenador do escritório de Pomerode, a pesquisa é a maior arma do consumidor, nessa hora. “Tanto na questão dos preços, quanto para comprovar a confiabilidades das empresas que estão vendendo seus produtos. Inclusive, o Procon de Santa Catarina disponibiliza, por meio de sua página, quais sites não são confiáveis. É importante que o consumidor verifique se os preços estão condizentes com a realidade da promoção e se o site é o oficial da empresa”.
Além disso, Goerl alerta que as pessoas podem utilizar, também, o site do Reclame Aqui, para verificar possíveis fraudes. No entanto, é importante lembrar que a atuação do Procon será de maior eficiência com a ajuda do consumidor. “Quem se sentir lesado, pode se dirigir ao Procon de nossa cidade, com CPF, RG, comprovante de residência, comprovante da compra e o maior número possível de dados da empresa a ser notificada”, ressalta. Também é possível fazer a reclamação no site www.consumidor.gov.br.
Felipe Fabris Goerl, coordenador do Procon de Pomerode | Foto: Divulgação / Prefeitura de Pomerode
Dicas do Procon para aproveitar a Black Friday
• Antes da Black Friday, acompanhe os preços dos produtos/serviços que deseja adquirir, anote preços e guarde as informações da sua pesquisa (telas, folhetos), incluindo site e data da pesquisa. Assim, caso haja fraude, você terá como comprovar;
• Cuidado com compras de sites estrangeiros, as regras do Código do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no Brasil;
• Consulte sempre a página oficial da loja;
• Verifique a reputação do fornecedor;
• O consumidor que realizar a compra pela internet ou telefone terá direito ao prazo de arrependimento, que é de sete dias a partir da entrega do produto. Neste caso, o consumidor pode devolver o produto e receber o dinheiro de volta;
• Nenhuma empresa é obrigada a realizar a troca caso não haja dano no produto. Por isso, verifique antecipadamente a política de troca da loja.
Atendimento ao consumidor
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E-mail: procon@pomerode.sc.gov.br
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