Economia

Saiba como evitar “dores de cabeça” na Black Friday

Felipe Fabris Goerl, coordenador do Procon de Pomerode, alerta sobre os golpes aplicados aos consumidores neste período.

24 de novembro de 2020

Nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, os consumidores poderão comprar produtos com grandes descontos, por meio da chamada Black Friday. No entanto, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), alerta os consumidores sobre possíveis fraudes, durante as promoções.

Segundo Felipe Fabris Goerl, coordenador do escritório de Pomerode, a pesquisa é a maior arma do consumidor, nessa hora. “Tanto na questão dos preços, quanto para comprovar a confiabilidades das empresas que estão vendendo seus produtos. Inclusive, o Procon de Santa Catarina disponibiliza, por meio de sua página, quais sites não são confiáveis. É importante que o consumidor verifique se os preços estão condizentes com a realidade da promoção e se o site é o oficial da empresa”.

Além disso, Goerl alerta que as pessoas podem utilizar, também, o site do Reclame Aqui, para verificar possíveis fraudes. No entanto, é importante lembrar que a atuação do Procon será de maior eficiência com a ajuda do consumidor. “Quem se sentir lesado, pode se dirigir ao Procon de nossa cidade, com CPF, RG, comprovante de residência, comprovante da compra e o maior número possível de dados da empresa a ser notificada”, ressalta. Também é possível fazer a reclamação no site www.consumidor.gov.br.

 

Felipe Fabris Goerl, coordenador do Procon de Pomerode  |  Foto: Divulgação / Prefeitura de Pomerode


 

Dicas do Procon para aproveitar a Black Friday

• Antes da Black Friday, acompanhe os preços dos produtos/serviços que deseja adquirir, anote preços e guarde as informações da sua pesquisa (telas, folhetos), incluindo site e data da pesquisa. Assim, caso haja fraude, você terá como comprovar;

• Cuidado com compras de sites estrangeiros, as regras do Código do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no Brasil;

• Consulte sempre a página oficial da loja;

• Verifique a reputação do fornecedor;

• O consumidor que realizar a compra pela internet ou telefone terá direito ao prazo de arrependimento, que é de sete dias a partir da entrega do produto. Neste caso, o consumidor pode devolver o produto e receber o dinheiro de volta;

• Nenhuma empresa é obrigada a realizar a troca caso não haja dano no produto. Por isso, verifique antecipadamente a política de troca da loja.

 

Atendimento ao consumidor

Endereço: Rua 15 de Novembro, 525 – Centro

Fone: (47) 3387-7220 / (47) 3387-7227

E-mail: procon@pomerode.sc.gov.br

Atendimento: das 07h30min às 11h30min; das 13h às 17h

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