Educação

Projetos pomerodenses são premiados na Feira Brasileira de Iniciação Científica

A FEBIC é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos, onde possam experimentar o fazer ciências

10 de outubro de 2021

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 07 de outubro, a entrega das premiações obtidas por alunos pomerodenses, durante a Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), que ocorreu em Jaraguá do Sul em 2020.

A premiação foi entregue pelo Prefeito em exercício Chico Hass, pelo Secretário de Educação Jorge Luiz Buerger e pelo vereador Lula.

Os alunos e projetos de Pomerode premiados foram:

Categoria I – Ciências Sociais
Nome do Projeto: Lendo Para Meu Amigo Monstro (Menção Honrosa) – Escola Amadeu da Luz
Estevan Henrique Bahr
Georg Alexander Utpadel
Heloísa Caroline Millnitz
Professora: Thais Hafemann dos Santos Reis

O projeto, segundo a professora responsável, tinha três objetivos principais: estimular a leitura, incentivar a responsabilidade e o respeitar o diferente no caso o Monstro.

“As crianças tinham um Monstro que nomearam de Wazowski. Dentro do monstro tinha sete livrinhos e um caderno de registro,  onde a criança sorteada levava para sua casa e lia uma história cada dia para o Wazowski, além de cuidar, brincar e levar o novo amigo aonde fosse com sua família. No caderno cada criança junto com a família as crianças escreviam como foi a semana com o Monstro, que livro gostou, colavam fotos ou desenhavam momentos juntos”, explica. 

 

 

Ainda na avaliação de Thais, o projeto pôde ser considerado transformador. 

“A felicidade dos alunos em ser sorteados, o cuidado com o amigo Monstro, a evolução na leitura, o criar a consciência do respeito a diferença foi mágico para mim como professora. Foi encantador, ver os olhinhos das crianças brilharem nas apresentações desce o começo que foi na Mostra do município, até nesta quinta-feira recebendo a menção honrosa da FEBIC, não tem dinheiro que pague. Fiquei muito feliz, pois através desse projeto incentivei os alunos em diversos aspectos”, finaliza.

 

Categoria I – Ciências Sociais
Nome do Projeto: Escola, Um Lugar Para Nós! (Menção Honrosa) – Escola Almirante Barroso
Emily Guenther Blasius
Kiara Lima Schwanz
Professora: Luzia Daiane Uhlmann

Segundo a professora, o projeto surgiu a partir de um conteúdo da proposta curricular que é relevante nos tempos atuais, e aposta na ideia de ampliar o olhar das crianças para a valorização de um lugar que é todo construído e pensado para elas.

 

 

“O nosso interesse era que elas valorizassem e continuem valorizando o espaço que é pensado inteiramente para o desenvolvimento delas. Assim que lançamos a ideia, as crianças toparam e se envolveram rapidamente. Partimos, então para uma sequência didática, que foi muito rica e deu resultados além do esperado”, afirma Luzia Daiane.

Ainda de acordo com a professora, as turmas que participaram do projeto, do 2º ano, tem conteúdos voltados à alfabetização, leitura e escrita, e o tema, de valorização do espaço escolar, saiu da escola e foi para dentro da casa deles, com os pais, envolvendo as famílias. E, depois da apresentação na Mostra Municipal, o grupo foi convidado a apresentar o trabaho na FEBIC.

“As duas alunas apresentaram de forma impressionante, com amor e carinho e ficaram bem felizes com o prêmio, assim como os pais. Para mim é um prêmio ter o carinho delas, acompanhar o desenvolvimento e ver o orgulho delas por um trabalho que era apenas para ser para sala de aula e que se ampliou tanto. O que eu sinto é gratidão e certeza de que escolhi a profissão certa. Amo o que faço e faço porque amo. Ainda, quero agradecer às diretoras Aneli e Rosa, na época, e à orientadora Tânia, pelo suporte e apoio”, destaca.
   

Categoria II – Ciências Agrárias
Nome do Projeto: Broto de Papel Ecopapelaria (2º lugar) – Escola Duque de Caxias
Igor Rafael Rodrigues
Thávini Camili Duve
Professora: Daiane Luchetta Ronchi

O projeto Broto de Papel Ecopapelaria consiste no reaproveitamento do papel utilizado na escola, para um novo fim. O papel é triturado, depois misturado à tinta e à água, e transforma-se em um novo papel, utilizado em capas de blocos de notas e marcadores de página.

Daiane ressaltou a felicidade dos alunos pela conquista. “Foi muito gratificante, pois esse prêmio é o reconhecimento do nosso trabalho. Participar da Feira Brasileira de Iniciação Científica foi muito importante, pois lá os alunos tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho e serem avaliados. Após essa avaliação foram premiados, conquistando o segundo lugar na categoria”, disse. 

Por terem conseguido o segundo lugar, os alunos ganharam uma credencial para participar de um evento virtual no Ceará, Mostra Científica do Cariri 2021 – MOCICA. A apresentação na MOCICA aconteceu na semana passada, e os alunos foram muito elogiados, segundo Daiane.

 

Sobre a FEBIC:

A FEBIC é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos, onde possam experimentar o fazer ciências. Além de ser um ambiente de integração e troca de experiências entre estudantes e professores a feira também se dispôe a ser uma ferramenta de promoção da cultura científica, da experimentação, da disseminação, a inovação e o uso de novas tecnologias.

A presença da comunidade incentiva as habilidades do aluno, do professor e da escola no campo da pesquisa e abre oportunidade para instigar o desenvolvimento da curiosidade científica, em suas dimensões histórica, social e cultural, considerando os questionamentos que nascem das experiências, expectativas e estudos teóricos dos estudantes envolvidos.

Dessa forma a FEBIC se disponibiliza a ser um forma de socializar e integrar os diversos conhecimentos e habilidades tanto buscadas nos objetivos pedagógicos e na transversalidade didática.

Notícias relacionadas