Esporte

Projeto ministra aulas gratuitas de Capoeira para crianças e jovens

Ação tem por objetivo inserir crianças e adolescentes no mundo do esporte, por meio da modalidade.

22 de novembro de 2020

Visando comemorar os sete anos de atividades da Associação Pomerodense de Capoeira (Apaac), além de dar continuidade às atividades já desenvolvidas, prejudicadas pela pandemia da Covid-19, o instrutor Tiago Schöfer está com uma ação muito especial: aulas gratuitas, para crianças e jovens, dentro do projeto “Eu acredito na Capoeira”.

Schöfer sente-se orgulhoso em poder proporcionar saúde e espaços de aprendizagem desta modalidade, levando o hábito esportivo e saudável para a vida de todos, agindo e pensando de forma coletiva e não seletiva. “Considero esta entidade de grande valor social, cultural e esportivo em nosso município, por isso, estou buscando apoiadores que nos deem suporte, para que possamos continuar com o projeto, que incluem, além das aulas gratuitas, rodas e atividades na Praça Jorge Lacerda, aos fins de semana, e a retomada do projeto de Capoeira escolar, encerrado em 2017. Por isso, toda ajuda é bem-vinda, neste contexto”, destaca.

As aulas gratuitas são ministradas todas as terças e quintas-feiras, em três horários: 9h, 15h e 18h30min. Os encontros acontecem na sede da Apaac (Rua Júlio Wollick, 118 – Ribeirão Clara) e atendem a faixa etária entre sete e 17 anos. “As aulas nunca pararam, na verdade, sempre tive alunos que treinavam de forma gratuita. Mas agora, estamos abrindo novas turmas, de forma controlada, devido à pandemia. Nestes horários há várias vagas, pois, até então, os treinos eram realizados apenas à noite”, frisa.

Segundo Schöfer, os benefícios da modalidade no desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes são muitos. “Com a Capoeira, são desenvolvidas diversas aptidões sociais, como ritmo, musicalidade, companheirismo, empatia e socialização, além da questão física, que engloba força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, entre outros. E tudo isso é benéfico para o crescimento corporal e psicológico dos praticantes”.

 

Projeto engloba diversas atividades  |  Foto: Divulgação


 

O instrutor ensina Capoeira desde janeiro de 2011 e sempre buscou maneiras de levá-la a um número cada vez maior de pessoas. “Infelizmente, sabemos que há aqueles que não acreditam no valor e no poder do esporte, como ferramenta de ajuda na construção do caráter. Eu, como professor e ciente de tudo isso, me sinto na obrigação de ajudar e fazer algo para melhorar. O mundo está como está por causa do individualismo. E nossas crianças e jovens não sabem, mas estão suscetíveis a tudo, por isso, devemos olhar por eles”, finaliza.

As atividades da Apaac podem ser acompanhadas pelas Redes Sociais, como Facebook e Instagram. E quem quiser contribuir com a causa, pode entrar em contato, através do WhatsApp 47 99116-5736.

 

Tags:

Notícias relacionadas