Cultura

Preservando a cultura da arte na madeira

Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira é reconhecida como utilidade pública

12 de junho de 2021

A preservação da cultura de origem pomerana, é um dos diferenciais em nossa cidade. E, uma das instituições que preservam uma tradição, única do Brasil, é a Dreschlerschule, ou a escola de tornearia em madeira. 

Para manter esta tradição e incentivar, ainda mais a prática, a Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira (Amade) foi reconhecida como de utilidade pública municipal, quase cinco anos após a sua criação.

A presidente da Associação, Sandra Greuel, destaca os benefícios que o reconhecimento trará para a Associação. “Com este reconhecimento poderemos pleitear verbas públicas destinadas à cultura. Temos em mente a ampliação de nossos espaços e também de poder oferecer ao público e aos nossos associados vários tipos de cursos e eventos voltados à arte em madeira”, enaltece.

A Amade tem, hoje, um espaço físico, em que pode expor os trabalhos dos integrantes da Associação para quem visita o Centro Cultural. “Estamos expondo e viabilizando a comercialização de peças dos nossos associados. Pensamos em futuramente manter uma exposição permanente, bem como utilizaremos essa sala para cursos que não demandem um grande espaço”.

 

 

A sede da Amade é no Centro Cultural, na sala nº 16, próxima à Biblioteca Municipal e à Escola de Tornearia. A presidente também ressalta que o reconhecimento da instituição como de utilidade de pública é muito importante para a manutenção de seus trabalhos e da preservação da cultura da tornearia em madeira.

“É de extrema importância para o fortalecimento da Amade ter recebido este reconhecimento por parte do poder público. Significa que estamos trilhando o caminho correto na busca da divulgação e perpetuação de uma arte que os imigrantes trouxeram, e que utilizavam no seu dia-a-dia. Queremos mostrar que muitos desses objetos podem continuar a ser reproduzidos e utilizados. Além disso, o trabalho com madeira é extremamente gratificante, e temos muitos depoimentos de associados a respeito do bem à saúde mental que eles experimentaram depois de terem começado com essa atividade”.

Para quem tiver interesse em saber mais sobre o trabalho da Amade, o grupo possui páginas nas redes sociais, nas quais divulga os trabalhos e atividades. “Temos a satisfação de poder reunir obras dos associados neste espaço. Cada visitante é importantíssimo na divulgação dos trabalhos da Amade, e quem sabe, levar uma peça para decorar seu lar”, finaliza Sandra.

 

 

Notícias relacionadas