Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020

facebook_icon

Hoje: Máx 30Cº / Min 19°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Prefeitura implanta Sistema de Geoprocessamento

O projeto tem o objetivo de recolher dados que possibilitam a Prefeitura administrar e planejar mais adequadamente o desenvolvimento municipal

688488f20cb959de8e5182cb61d104e3.jpg Foto: Divulgação / PMP

A Secretaria de Administração e Fazenda (SEAF) está implantando o Sistema de Geoprocessamento Municipal, o GEO Pomerode. Esta metodologia visa tornar o cadastro de um Município dinâmico e eficaz. O objetivo deste trabalho é informatizar o sistema da Prefeitura, além de criar fontes de pesquisa e apoio ao setor de planejamento.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/da5766e97c60e8759e4c3acec5c7284a.jpg

 

Visando atender os anseios da comunidade para o desenvolvimento da cidade, a Prefeitura de Pomerode está realizando o recadastramento imobiliário do município. Por isso, a Administração Pública conta com a colaboração de todos, que deverão fornecer os dados necessários para a execução do trabalho dos cadastradores que são treinados, uniformizados e utilizam crachá de identificação.

A Administração esclarece à população que o recadastramento integra o projeto de mapeamento de todo o município e visa recadastrar todos os imóveis existentes no perímetro urbano. Esse projeto tem o objetivo de recolher dados que possibilitam a Prefeitura administrar e planejar, mais adequadamente, o desenvolvimento municipal. Para a execução deste projeto, foi contratada a empresa Geomais Geotecnologia Ltda., que já iniciou o trabalho em Pomerode.

A partir das fotografias aéreas e do levantamento cadastral, está sendo elaborado o mapeamento digital de todo o município, contendo as curvas de nível que representam o relevo do município, rios, ruas, praças, parques, edificações, limites de terrenos e demais componentes físicos da cidade. Paralelamente ao mapeamento, está sendo organizado o conjunto de informações cadastrais existentes na prefeitura, para servir de base ao trabalho de recadastramento.

Entre as informações que serão coletadas estão: dados do proprietário, características do terreno e das construções, medição da área construída, caracterização das atividades que, por ventura, estejam sendo exercidas no imóvel, fotografias da fachada das edificações, fotografias das ruas, dentre outros.

O levantamento cadastral do imóvel é realizado após a permissão do proprietário ou responsável para a medição externa das edificações. Para a realização do recadastramento, é importante que o proprietário forneça dados como o nome e número de documentos (CPF, RG, documentos relacionados à propriedade como escrituras, contratos de compra e venda, plantas ou carnês de IPTU serão importantes para esclarecer eventuais dúvidas). Tais documentos serão somente visualizados pelo cadastrador, não havendo necessidade de entregá-los aos mesmos.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida na Prefeitura de Pomerode, através dos telefones 3387-7200 ou 3387-7222, com Jairo.

 

 

O que informar ao cadastrador?

Dados do proprietário (nome, número de documentos, CPF, RG, documentos relacionados à propriedade como escrituras, contratos de compra e venda, plantas ou carnes do IPTU serão importantes para sanar as dúvidas);

Características do imóvel (terreno, construções e caracterização das atividades que, por ventura, estejam sendo exercidas no imóvel);

 Autorização para que seja realizada a medição da área construída (parte externa da construção) e que possam ser tiradas fotos da fachada da edificação.

 

Quer ser o primeiro a receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.