Esporte

Pomerodenses se destacam na abertura do Brasileiro de Rally

Rafael Tulio, André Krueger e Luiz Villar terminam nas primeiras colocações em Araucária (PR).

3 de agosto de 2021

Teve início, no último fim de semana, o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, cujas disputas ocorreram na cidade de Araucária (PR). As etapas, divididas em especiais realizadas no sábado e domingo, dias 31 de julho e 1ºde agosto, marcaram a volta de três pomerodenses ao circuito do Rally nacional.

O piloto Rafael Tulio, ao lado do navegador Sandro Maestreli, venceu as duas corridas na cidade paranaense e, com isso, assumiu a liderança da categoria Rally 4×2, com 20 pontos. “Rally em Araucária sempre é uma ótima corrida, nós viemos muito bem, queríamos tentar a vitória e conseguimos. Foi um trabalho perfeito de toda a equipe, eu achei que estava desatualizado pelo tempo que fiquei sem competir, mas acredito que seguimos em forma e isso me deixa muito feliz”, disse, ao fim da disputa.

 

Rafael Tulio e Sandro Maestreli  |  Foto: Edson Castro


 

Já na categoria Rally 5 4×2, a dupla André Krueger (Deco) / Luiz Villar também conquistou uma importante colocação, ao fim das duas etapas. No sábado, devido a alguns problemas, os pomerodenses terminaram na quinta colocação. Já no domingo, a dupla conseguiu se recuperar e terminar na segunda posição, o que os colocaram na vice-liderança da categoria, com a somatória das duas etapas. “Estamos muito felizes, pois conseguimos desempenhar um bom papel e tirar o ‘máximo’ do carro, apesar do investimento limitado. Por exemplo, fizemos as corridas com um jogo de pneus usados, mesmo assim, conquistamos uma boa colocação no domingo. Estamos muito felizes com o resultado obtido e confiantes para as próximas etapas”, destaca Krueger.

Além disso, em suas categorias, ambos também venceram a “Power Stage”, o que fez com que conquistassem precisos pontos, importantes para o restante da temporada. A próxima etapa do Brasileiro de Rally ocorre no início de setembro, na cidade de Estação (RS).

 

Foto: Divulgação


 

Adaptação

Após ter disputado apenas três etapas no ano passado, Deco e Villar tiveram que se adaptar a algumas mudanças no carro. “Pelo fato de ter ficado sem andar, durante mais de nove meses, houve uma demora na adaptação com o carro, pois alguns compostos haviam mudado, principalmente, na suspensão, o que deixou a parte traseira do veículo um pouco mais alta. No entanto, a principal dificuldade foi em virtude de haver um carro muito lento à nossa frente. Ficamos cerca de cinco minutos atrás dele, sem conseguir passar, por conta das estradas estreitas e dificuldade de visualização. Isso aumentou nosso tempo em cerca de 46s, que fizeram a diferença para nossa colocação, na etapa de sábado”, comenta Deco.

 

André Krueger e Luiz Villar |  Foto: Divulgação


 

No entanto, mesmo com todas as dificuldades, os pomerodenses conseguiram desempenhar um bom papel no fim de semana, mesmo sem muita experiência dentro do mundo do Rally. “Na nossa categoria, tem muita gente boa, pilotos que já foram campeões da antiga Copa Peugeot, campeões brasileiros e que têm bons patrocinadores e grandes investimento. Mas, com a nosso conhecimentos de ‘apenas’ quatro fins de semana, conseguimos nos mantes entre os primeiros, o que é motivo de orgulho para toda a equipe, amigos, familiares e, principalmente, à cidade de Pomerode”.

Diante deste novo desafio, o sentimento de gratidão sempre se faz presente. “Agradecemos as demonstrações de carinho, que nos dão força para continuarmos lutando por melhores colocações, no futuro”, finaliza Krueger.

 

Classificação do campeonato

Categoria Rally 2 – 4×4

1º) Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut (Mitsubishi Lancer) – 20 pontos

2º) Juliano Sartori / Rafael Sartori (VW Polo MR) – 14 pontos

3º) Leonardo Zettel / Fred Zettel (Peugeot 207 XRC) – 12 pontos

Categoria Rally 4 – 4×2

1º) Rafael Tulio / Sandro Maestreli (Peugeot 207) – 20 pontos

2º) Maurício Neves / Leandro Ferrarini (VW Gol) – 14 pontos

3º) Carlos Celuppi / João Remor (Peugeot 207) – 12 pontos

Categoria Rally 5 – 4×2

1º) Evandro Carbonera / Juliano Gracioli (Peugeot 207) – 16 pontos

2º) André Krueger / Luiz Villar (Peugeot 207) – 12 pontos

3º) Luciano Fleck / Gilson Rocha (VW UP TSi) – 10 pontos

 

Notícias relacionadas