Sábado, 04 de Abril de 2020

facebook_icon

Hoje: Máx 30Cº / Min 19°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Pomerode recebe etapa do Campeonato Catarinense de Parapente

Cerca de 90 pilotos estarão participando da prova, cuja decolagem acontecerá no Morro Azul.

b79265bb5c682f1e791dc17d1922bfc7.jpg Foto: Divulgação

O céu da cidade, mais uma vez, terá um colorido especial, no fim de semana. Isso porque, neste sábado e domingo, dias 15 e 16 de fevereiro, cerca de 90 pilotos estarão participando da 2ª etapa do Campeonato Catarinense de Parapente, cuja decolagem acontecerá no Morro Azul.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/da5766e97c60e8759e4c3acec5c7284a.jpg

 

Segundo Gabriel Starke, organizador do evento e membro do Clube Pomerano de Parapente (CPP), as expectativas são as melhores possíveis para o evento, uma vez que a meteorologia indica uma condição favorável para as disputas. “A previsão está bem animadora, tanto que os sites indicam muita atividade térmica, o que é bom para realizar a etapa. Esperamos fazer uma prova pelo vale de Pomerode, já que o vento pretende não ser muito forte e, com isso, poderemos fazer uma triangulação de uns 40 quilômetros. Já no domingo, a indicação é que teremos uma cobertura de nuvem pela manhã, abrindo próximo das 12 ou 13h. Daí para frente, ficará muito bom também”, ressalta.

Segundo Starke, até o momento, há 75 pilotos inscritos para a prova. “No entanto, esperamos, pelo menos, mais uns 10 ou 15 participantes, o que deve chegar aos total de 90 competidores”. Entre eles, há quatro pomerodenses: o próprio Starke e Giovan Fachini, ambos na categoria Sport; Daniel Kamchen, na categoria Start; e Mark Behling, na categoria Open.

O sucesso do Campeonato Catarinense de Parapente se dá pelo fato de as etapas serem classificatórias para competições de maior porte, como, por exemplo, o Campeonato Brasileiro de Parapente e, posteriormente, o Campeonato Mundial (Paragliding World Cup). “São as etapas que os pilotos vão conquistando, em busca dos seus objetivos. Por isso, acredito que a competição será, novamente, um grande sucesso”, finaliza.

 

(Foto: Divulgação)

Como funciona

A prova é composta por um raio, na qual, os pilotos têm um período de cerca de uma hora, entre a abertura da janela para as decolagens até o momento da largada propriamente dita. Na sequência, cada participante deve passar por pontos determinados por GPS, chamados pilões, que são definidos antes de cada prova, até o pilão de chegada, que é conhecido como “gol”. Quem fizer este percurso no menor tempo, é considerado o vencedor.

 

Programação

15 de fevereiro - Sábado

8h -  Abertura das inscrições na sede do CPP

9h30min - Saída da sede para a rampa da primeira barca (as demais, na sequência)

11h15min - Abertura oficial do evento, na rampa, e briefing

12h30min - Início da prova do dia

17h - Entrega dos GPS para apuração do dia, na sede

18h30min - Premiação da 1ª etapa - Jaraguá do Sul

16 de fevereiro - Domingo

9h30min - Saída da sede para a rampa da primeira barca (as demais, na sequência)

12h30min - Início da prova do dia

16h30min - Entrega dos GPS para apuração

 

(Foto: Divulgação)

Quer receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.



Tags: