Domingo, 31 de Maio de 2020

facebook_icon

Hoje: Máx 30Cº / Min 19°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Pomerode já contabiliza mais de 200 solicitações de seguro desemprego

Sine de Pomerode já atendeu 209 pessoas procurando o benefício desde 14 de abril, quando os atendimentos presenciais foram retomados

74124a284c197787190697bb74914918.jpg Foto: Divulgação

Com a situação da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas tiveram problemas devido ao tempo que precisaram ficar fechadas e, portanto, vários trabalhadores foram desligados de suas funções.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/da5766e97c60e8759e4c3acec5c7284a.jpg https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/b6557b3fc353d86e08085bfc422c0203.jpg

 

Em contato com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Pomerode, no período entre o dia 14 de abril e 19 de maio, o local recebeu 209 solicitações de seguro desemprego, por meio das pessoas que procuraram o atendimento. De acordo com o Sine Pomerode, o setor que mais teve ex-colaboradores solicitando o seguro-desemprego foi o têxtil. 

Vale ressaltar que entre 19 de março e 13 de abril o atendimento presencial foi suspenso no local, e que o aumento no número de pessoas que procuraram o Sine se deve ao fato de não terem conseguido durante a suspensão.

 

Em 2019, a média mensal de atendimentos era de 136. No ano de 2020, a média mensal está sendo de 103. No entanto, é importante observar que, apesar de contabilizados os quatro meses de 2020, janeiro, março e abril o atendimento foi parcial, o que diminui a quantidade de atendimentos realizados durante um período.

 

Como solicitar

Após o desligamento da empresa, o primeiro passo do trabalhador é dirigir-se à Caixa Econômica Federal para providenciar o saque do FGTS. Após o saque, ligar para o Sine para agendar um horário para encaminhamento do seguro desemprego.

Por telefone, o trabalhador já receberá as informações acerca dos documentos que precisará levar no dia do atendimento presencial. Confira a relação de documentos que deve ser apresentada em caso de atendimento presencial:

- Requerimento de Seguro-Desemprego entregue pelo Empregado no ato da demissão;
- Número do Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS (verificar todas que o requerente possuir);
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho - TRCT devidamente quitado;
- Documentos de Identificação: Carteira de identidade; ou Certidão de nascimento; ou Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção); ou Carteira nacional de habilitação (modelo novo); ou Carteira de trabalho (modelo novo); ou Passaporte ou certificado de reservista.
- Três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão;
- Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato comprobatório dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça).
- Comprovante de residência.
- Comprovante de escolaridade.

No dia do atendimento presencial, a documentação será analisada e o trabalhador fica sabendo se tem direito ao seguro desemprego, a quantidade de parcelas e o valor que irá receber.

Importante esclarecer que o trabalhador tem a opção de encaminhar o seguro desemprego pela internet, baixando o aplicativo do Sine Fácil ou da Carteira de Trabalho Digital.

No momento, o Sine de Pomerode informa que está priorizando o atendimento para encaminhamentos do seguro desemprego, considerando que, devido à crise causada pelo novo coronavírus, as vagas de emprego são quase inexistentes. No entanto, assim que surgirem vagas, as mesmas serão divulgadas no site e no Facebook do município.

Qualquer dúvida sobre encaminhamento de seguro desemprego ou vagas de emprego, entrar em contato com o Sine, por meio do telefone 47 3387-7242 ou por e-mail: pomerode@sine.sc.gov.br. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.