Especiais

Perfil: Há projetos maravilhosos em nossas escolas, e o prêmio permite que estes trabalhos sejam vistos e reconhecidos

A professora Michelli Marchi Oss-Emer é finalista do Prêmio Educador Nota 10

18 de julho de 2020

Michelli Marchi Oss-Emer, 33 anos, é professora de Língua Portuguesa para os anos finais do ensino fundamental. Pomerodense, atua como professora desde 2007 e, na rede municipal de Blumenau, desde 2012. Neste ano, ela foi uma das 50 selecionadas, de todo o País, como finalista do Prêmio Educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio da educação básica brasileira.

 

Como surgiu o seu amor pela profissão?

Acho que já nasceu comigo, pois nunca me vi fazendo outra coisa. Era o que eu pensava em ser desde criança, e o passar dos anos só me deu mais certeza do caminho que queria seguir. 

 

Qual foi o projeto finalista do prêmio e como surgiu a ideia dele?

O projeto finalista é “O podcast na sala de aula: oralidade, escrita e tecnologia”. Surgiu de uma necessidade de estimular mais a oralidade dos alunos, pois eu percebia que falar em público era um problema para a maioria. Os momentos de fala em sala de aula costumavam ser desorganizados e até desrespeitosos, e isso precisava ser melhorado. Eu também tinha muita vontade de trabalhar mais com a tecnologia, pois penso que é uma área ainda pouco explorada na escola. Assim, o podcast foi uma oportunidade de unir as duas coisas, e deu muito certo. 

 

O que representa, para você, estar entre os 50 finalistas do Prêmio? 

Representa o reconhecimento de um trabalho feito com muito empenho e dedicação, e uma oportunidade de mostrar a importância e a seriedade do que fazemos na escola pública. Há projetos maravilhosos em nossas escolas, e o prêmio permite que estes trabalhos sejam vistos e reconhecidos. 

 

Um livro
É muito difícil elencar um só. Os livros são minha paixão e, com certeza, me fizeram chegar até aqui.  

 

Uma referência na educação
Minhas maiores referências são meus colegas de trabalho e meus professores. Aprendo muito, todos os dias, com cada um deles. Na literatura da área, também é difícil mencionar apenas um nome. Eu diria que, em Língua Portuguesa, João Wanderley Geraldi é um autor importante, e na educação em geral, Paulo Freire. 

 

Um sonho profissional
Ter o reconhecimento (social e financeiro) que a profissão merece. 

 

Para você, ser professora, é… 
É trabalhar muito e estudar ainda mais. É ser testemunha da formação humana e ter o privilégio e a responsabilidade de fazer parte disso. É ver o talento nascendo bem diante dos seus olhos. É fazer esse talento desabrochar. É planejar e ver as coisas saindo do controle. É retomar o controle. É seguir, é lutar, é estar sempre presente. É se desafiar e reinventar todos os dias. É desafiador, é assustador e é lindo.

Notícias relacionadas