Especiais

Perfil: Desde jovem, sempre tive um contato muito grande com os idosos, sempre gostei de poder ajudá-los

Dedicar o seu tempo para permanecer ao lado dos idosos. É a atividade que Bernardo Francener, coordenador do Clube Sênior de Pomerode, mais gosta

25 de julho de 2020

Dedicar o seu tempo para permanecer ao lado dos idosos. É a atividade que Bernardo Francener, coordenador do Clube Sênior de Pomerode, mais gosta.

Aos 19 anos, iniciou sua jornada na vida laboral, em uma metalúrgica, em Jaraguá do Sul. Depois, trabalhou como vendedor ambulante, vendendo relógios e joias. Depois de um tempo batalhando, começou a trabalhar, também como vendedor, em lojas da nossa região. Chegou a ser representante e abriu a sua própria loja em Pomerode. Ele também é próximo da agricultura, onde também teve alguns negócios.

Francener chegou em Pomerode nos anos 1980 e também ingressou no ramo político, sendo candidato a vereador, a vice-prefeito e depuitado estadual. E foi em 1995 que fundou o Clube Sênior de Pomerode, do qual, hoje, muitos idosos fazem parte.

 

 

O Clube Sênior 

Desde jovem, sempre  tive um contato muito grande com os idosos, sempre gostei de poder ajudá-los, levar o lazer a eles para que possam fazer alguma atividade. Em 1995, quando fundamos o Clube Sênior, começamos com os bailes e pequenos eventos, para engajar os idosos pomerodenses. Também fundei a Festa do Colono, que é o maior sucesso. Muitos aguardam, ansiosamente, por esse momento.

 

O momento atual 

É muito diferente. A pandemia pegou a gente de surpresa e, por sermos do grupo de risco, decidimos cancelar todos os eventos este ano. É algo que também não é fácil para os idosos, que estavam acostumados com essa interação, com os bailes e o encontro com os amigos nos bailes, pois eles acabam ficando sem essa interação. Recebo ligações e mensagens todos os dias, dos nossos associados, pois eles sentem falta de uma conversa. Mas, temos que nos adaptar, eu falo com eles e digo: coloquem uma música em casa, dancem com seus netos, filhos, esposas e maridos. É a hora da gente se preservar. Muitos idosos, infelizmente, estão morrendo por essa doença, então, vamos aguardar para que tudo passe, pois uma hora, tudo voltará ao normal.

 

Uma banda
Banda Mensagem.

 

Uma inspiração
Deus.

 

Um hobby
Estar com os idosos, nos eventos.

 

Um time 
Torço para quem estiver ganhando (risos).

 

Uma comida preferida 
Um churrasquinho sempre vai bem, né?

 

O Clube Sênior, para você, é…
É minha atividade preferida!

Notícias relacionadas