Comunidade

Peal completa 10 anos em Pomerode

Local já fez parte da história de inúmeras crianças, transformando suas vidas

16 de outubro de 2021

No início desta semana, no dia 11 de outubro, o Programa Espaço Alternativo de Pomerode (Peal) completou 10 anos de história. O local foi criado em Pomerode no ano de 2011, a partir do sonho de duas professoras. Uma delas é a atual coordenadora do Peal, Beatriz Krueger, que contou como surgiu a iniciativa.

“Eu e a minha colega fazíamos pedagogia e sonhávamos em fazer algo voltado ao lado social, então unimos as duas coisas. Compartilhamos este sonho com outras pessoas, formamos uma diretora e começamos a instituir o Peal aqui. Para isso, também fomos conhecer o Peal em outras cidades e, depois, começamos o trabalho aqui, em 2011”, conta Beatriz.

Em seu primeiro ano de existência, o Peal terminou o período atendendo oito crianças, sempre às quintas-feiras à tarde. No ano seguinte, conseguiram ampliar o atendimento para todas as tardes e, depois, também para o período da manhã. 

 

 

“Neste ano, devido à pandemia, na qual tivemos que reduzir o número de alunos atendidos por período, temos 42 crianças matriculadas. Mas chegamos a ter 56, em 2019”, destaca a coordenadora.

O Peal é um projeto social que visa oferecer a crianças um local para ficarem no contraturno escolar, realizando atividades educativas e recreativas. A maioria das crianças atendidas são de famílias em situação de vulnerabilidade social e que não têm onde ficar quando não estão na escola, durante a semana.

E quem passa pela experiência de participar do Peal acaba se tornando parte de uma grande família. Este foi o caso de Laura Schroeder Haffenstein, de 18 anos, que, mesmo após ter deixado de ser uma aluna do Peal, sempre se manteve presente na entidade e, hoje, é uma das professoras auxiliares do local.

“Eu entrei no Peal logo no primeiro ano, em 2011, e permaneci no projeto, como aluna, por cerca de quatro anos. Mas na realidade, depois de chegar à idade limite, que era 11 anos, eu nunca cheguei a sair, realmente. Ainda no meu último ano, o meu irmão do meio começou a frequentar o Peal e, depois, meu irmão caçula também se tornou aluno, então  minha familia sempre esteve envolvida, em apresentações, eventos e no auxílio à organização”, relata Laura.

 

Laura Schroeder Haffenstein, atual professora auxiliar. (Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode)

 

A professora auxiliar destaca que sempre encontrava uma forma de se fazer presente, seja como monitora ou para ajudar em algumas tarefas. E hoje, após terminar o ensino médio, ela é uma das integrantes da equipe que trabalha diretamente com as crianças.

“Eu começarei a faculdade no ano que vem, de Psicologia, mas pretendo continuar no Peal, pois tenho muita vontade de permanecer. É algo inevitável, porque passei tanto tempo aqui, então com certeza o Peal continuará fazendo parte da minha história e eu tenho vontade de fazer parte da história daqui. Estar aqui, fazendo este seviço, que uma fez foi feito para mim, é algo muito gratificante. Ver os olhinhos deles e pensar: nossa, eu já fui assim, quando estava aqui. E poder fazer parte da história deles. Quando tomei a decisão de vir, pensei que precisava ser algo que tivesse algum valor, então trabalhar com as crianças hoje, querdizer que vou estar com elas, na história delas, quando elas crescerem”, declara.

Notícias relacionadas