Cultura

Para preservar a herança cultural

Clube 2º de Maio completa 61 anos e cria memorial para os fundadores

6 de outubro de 2019

O Clube Pomerode 2º de Maio completou 61 anos de história no mês de setembro e, para celebrar a sua vasta história, foi inaugurado um memorial em homenagem aos 48 primeiros fundadores do clube. 

Mas a história das sociedades de caça e tiro começou bem antes disto, quando os imigrantes chegaram à nossa região, a partir de 1863, trazendo consigo heranças culturais. Ao se estabelecerem, houve a necessidade de organização, então a sociedade se baseou em um tripé de instituições para educação, religião e lazer, com atividades culturais. 

Na época, nossa cidade ainda era Distrito Rio do Testo e, o bairro hoje chamado de Pomerode Fundos, por volta de 1900, começou a constituir o Schützenverein 1 Pomeroder, que era localizado na propriedade do Sr. Leopoldo Blase. Porém, com as Guerras Mundiais e a proibição das manifestações culturais alemãs no Brasil, muitos clubes encerraram as atividades, inclusive o de Pomerode Fundos. 

A região só voltou a ter um clube a partir de 1958. Em 19 de setembro, foi criado o Clube 1º de Maio e, três dias depois, o Clube Pomerode 2º de Maio, com 48 fundadores, liderados por Wiegand Voigtlaender, que é o idealizador da fundação.

 

Todos os 48 fundadores do Clube 2º de Maio. (Foto: Divulgação)

O clube, na época, não tinha a sede que tem hoje e as atividades eram realizadas no galpão de um dos associados. Em março de 1959 foi realizada a primeira festa de Rei da agremiação, que coroou Hilbert Fischer, como Rei; Elmo Blaese como 1º Cavalheiro e Lauro Guenther como 2º Cavalheiro.

Hoje, o Clube tem 220 associados, e suas cores são verde, amarelo, branco e marrom. A primeira Rainha do Município foi do 2º de Maio, e o Clube teve, também, várias conquistas em nível municipal e estadual, como sagrar-se pentacampeão estadual de Tiro carabina apoiada.

 

Homenagem

Para homenagear quem deu início a esta história, foi inaugurado, no dia 21 de setembro, um memorial em homenagem aos sócios fundadores. Nele, está exibida a primeira ata, que formalizou a fundação no Clube. Ela foi escrita por Vidal Ferreira, que fez parte da primeira diretoria, como vice-presidente.

Na homenagem, estiveram presentes as famílias dos 48 fundadores e, também, quatro destes sócios que ainda estão vivos: Albrecht Just, Alidor Struck, Bertoldo Drews e Invald Just. A ideia do memorial partiu do atual presidente do Clube, Bernardo da Silva Fonseca, com o objetivo de reforçar os laços de união destas famílias e homenagear estes homens que fizeram história no bairro Pomerode Fundos.

Rolf Nicolodelli, neto de um dos sócios fundadores, Augusto Nicolodelli, o único italiano do grupo, destaca o empenho em manter vivas as memórias do clube.

“Sempre preservamos através de fotos e outros documentos a nossa história, e o memorial é um exemplo disso. Foi muito bom contar com a presença destas famílias e destes sócios fundadores, porque vemos o quanto o clube faz parte da história das pessoas desta região”, ressaltou.

 

Quer ser o primeiro a receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.

Notícias relacionadas