Especiais

Pai sempre presente

Ivan Falk procura passar a maior parte de seu tempo livre com as filhas, ensinando-lhes diversas atividades

9 de agosto de 2020

Pais e filhos têm, tradicionalmente, momentos juntos, com algum hobby e paixão em comum. Mas, na família Falk essa união entre o pai e as filhas é ainda maior. A pequenas Valentina Falk, de sete anos, e Nicole Falk, de nove, são as maiores companheiras do pai, Ivan Falk. No dia a dia, fazem questão de estarem com o pai, ajudando em tudo o que ele faz, seja qual for a tarefa.

O financeiro comenta que passar um tempo com suas meninas é algo sagrado em sua rotina. “A maioria das pessoas hoje passa muito tempo fora, por causa do trabalho, e o mesmo acontece comigo. Então quando estou em casa procuro formas de aproveitar o tempo com as minhas filhas. Sou uma pessoa caseira e elas são minhas companheiras inseparáveis”, conta Falk.

Esse elo tão forte entre pai e filhas começou ainda na primeira infância das meninas. Por ser músico, Falk sempre praticou a música também em casa e as meninas, naturalmente, começaram a gostar de música e a aprender a tocar algum instrumento. Desinibidas, nas festas de família, as apresentações de Nicole e depois das duas juntas, eram a grande atração. 

 

 

“Minha esposa, Eliandra, assim como eu, tem uma ligação forte com as artes, então isso contribuiu para que as meninas se tornassem apaixonadas por coisas ligadas à arte, seja qual for a expressão dela. Eu faço, também, quadros com entalhe em madeira, como um hobby e as duas já gostam de me ajudar”, relata.

 

Nicole e Valentina já demonstram talento para as artes manuais e auxiliam o pai nos quadros de madeira, com a pintura, principalmente. Algumas peças encomendadas, inclusive, têm o toque especial das meninas. “Há um quadro que fizemos para um sítio, que foi Valentina quem pintou, e foi muito elogiado pela pessoa que pediu. Esse talento para a pintura veio da mãe delas”, ressalta Falk.

 

 

O financeiro enaltece que as duas meninas sempre foram assim. Ao ver alguém fazendo uma atividade que lhes parece interessante, querem aprender e fazer também. “É a melhor forma de estarmos próximos e as habilidades que elas aprendem em casa, acabam levando para a escola, também. Fazemos muitas coisas juntos e o interesse sempre partiu delas. Eu me sinto privilegiado em poder passar tanto tempo com a duas e quando estou presente, procuro fazer algo que Nicole e Valentina possam participar. Há tantos pais que não podem passar mais tempo com seus filhos, por obrigações ou porque horários não batem, ou qualquer outro motivo, então como a minha profissão permite, eu me disponho a dedicar tempo às minhas filhas”, destaca Falk.

Valentina prefere os trabalhos manuais, manuseando ferramentas, e já sabe parafusar, pregar, pintar. Já Nicole é mais adepta à música e à dança. De acordo com os pais, já são vocações delas que começam a se manifestar.

“Tudo o que elas aprendem estimula a criatividade delas e possibilita que adquiram habilidades e talentos para a vida. Não sei se seguirão em alguma destas ocupações como profissão no futuro, mas é interessante que tenham essas habilidades, é claro que, com as ferramentas há sempre o devido cuidado. Mas ficamos felizes que elas adquiram independência e começam a adquirir o hábito de fazer as coisas por conta própria”, reforça Falk.

 

Ele finaliza reiterando a importância de se aproveitar o tempo com os filhos, já que o mesmo passa rápido demais e deseja aos outros um Feliz Dia dos Pais.

 

 

Notícias relacionadas