Cultura

Oportunidade de alcance internacional

Grupo Coral Pommernsänger é convidado para fazer vídeo de divulgação com o Consulado Austríaco

2 de abril de 2021

O Coral Pommernsänger, de Pomerode, já tem mais de 20 anos de história e evidencia a cultura do canto em coral. Mas em 2020, surgiu uma oportunidade de ampliar os horizontes do grupo, com uma divulgação em nível internacional. O Coral Pommernsänger foi o protagonista de um vídeo de Natal do Consulado Austríaco na região, divulgado para todo o mundo.

O presidente do grupo, Gerson Greuel, explica que a oportunidade surgiu por meio do contato com o cônsul austríaco em Blumenau, Mauro Kirsten. “A Vanessa, filha do nosso cantor Klaus Jahnke, tinha um contato com o cônsul e nós já tentávamos divulgar nossos trabalhos com ele há algum tempo. Mas um dia, ele entrou em contato conosco, para uma reunião, desejando saber mais sobre o nosso trabalho e o que fazíamos”, explica.

Em 13 de novembro de 2020, foi realizada uma reunião, e o cônsul explicou o que ele desejava. A intenção era divulgar o trabalho relacionado à preservação da cultura e, em meio à pandemia, a melhor maneira era por meio das redes sociais.

 

 

“Então ele nos convidou para gravar um vídeo, de alguma música relacionada ao Natal. Por sugestão dele, escolhemos uma música de origem austríaca, tradicional que já traduzida em mais de duzentos idiomas em praticamente todo mundo, só que nenhuma delas é tão bela quanto a original, sendo a música ‘Stille Nacht’ (Noite Feliz, na tradução) que é austríaca. E sentimos muito respaldo deles, para confiarmos nesta ideia”, relata o tesoureiro do grupo, Norberto Camilotti.

Houve uma adesão muito grande do grupo, que se animou com a perspectiva de realizar algo diferente, principalmente devido à apreensão gerada pela pandemia, uma vez que o Coral sobrevive de apresentações. Mas todo o grupo abraçou a ideia e se empenhou para fazer um trabalho excepcional.

“O nosso maestro dividiu a música, gravou em áudio a parte para cada naipe, e mandava para os integrantes. Eles deveriam ensaiar e, quando estivesse bom, deveriam gravar o áudio e mandar para o maestro Wanderli, que juntou com os arquivos de áudio e editou. Para o vídeo, o consulado colocou à nossa disposição uma equipe de uma produtora, com toda a estrutura e experiência nas gravações. E foi muito gratificante, tendo um resultado que ninguém imaginou”, destaca Greuel.

Na página própria do Coral, o vídeo da música Stille Nacht já tem mais de 70 mil visualizações. O mesmo vídeo foi publicado na página do Consulado Austríaco e já alcançou mais de um milhão de visualizações.

O processo de produção foi muito rápido, sendo necessárias cerca de duas semanas entre a primeira reunião e o vídeo finalizado. 

“O comprometimento de todos foi muito grande, nas gravações dos áudios e depois dos vídeos, em frente ao Teatro e no Mundo Antigo. O ponto forte do vídeo foi ser uma música de origem austríaca, que faz parte do nosso repertório, hoje já mais diversificado. A oportunidade aumenta a nossa relevância cultural e o alcance do nosso trabalho. Foi um sucesso internacional que deve ser cultivado, com novas parcerias”, finaliza o presidente.

Hoje, o Coral Pommernsänger tem cerca de 30 integrantes, divididos em quatro naipes.

 

 

Notícias relacionadas