Esporte

Olimpíada: Seleção Feminina de Futebol inaugura participação do Brasil em Tóquio

Lideradas por Marta, brasileiras enfrentam a China, às 5h (de Brasília) desta quarta-feira.

20 de julho de 2021

A Seleção Feminina de Futebol abre nesta quarta-feira, 21 de julho, a partir das 5h (horário de Brasília), a participação do esporte brasileiro na Olimpíada de Tóquio (Japão). A estreia é contra a China, no estádio Miyagi, em Rifu, na estreia pela fase de grupos da modalidade.

O Brasil está no Grupo F, onde ainda estão Holanda e Zâmbia. O duelo com europeias será neste sábado, dia 24, às 8h, também em Rifu. Já o confronto diante das africanas será na terça-feira que vem, 27 de julho, às 8h30min, no estádio de Saitama.

As brasileiras buscam a terceira medalha olímpica na história do futebol feminino – duas pratas, em 2004, nos Jogos de Atenas (Grécia), e em 2008, na cidade de Pequim (China). Nas duas finais olímpicas em que o Brasil foi superado, o adversário foi o mesmo: os Estados Unidos. Na decisão de 2008, curiosamente, a técnica rival era justamente Pia Sundhage, atual comandante da Seleção Brasileira.

 

Foto: Sam Robles / CBF


 

Do atual elenco, duas atletas estiveram presentes nas conquistas: a volante Formiga, que disputará a sétima Olimpíada da carreira; e a meia-atacante Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo e que defenderá o país pela quinta vez no evento.

O histórico brasileiro em estreias olímpicas é positivo: quatro vitórias e dois empates. São 13 gols marcados e apenas dois sofridos (ambos no 2 a 2 com a Noruega, na primeira rodada dos Jogos de Atlanta, em 1996).

Fonte: Agência Brasil

 

Notícias relacionadas