Especiais

Oito décadas transmitindo o saber

José Bonifácio completa 80 anos de existência, deixando seu legado na história da educação pomerodense

1 de agosto de 2020

Uma das principais instituições de ensino de Pomerode, que faz parte da história de centenas de pomerodenses. Nesta semana, em 27 de julho, a Escola de Educação Básica José Bonifácio completou 80 anos de história, como parte importante na formação de vários cidadãos de Pomerode, que guardam com carinho as lembranças de momentos vividos na instituição.

Em algumas situações, o carinho se tornou tão grande que motivou o retorno, anos depois, de uma ex-aluna, que se tornou professora. Jerusa Raduenz foi estudante da E.E.B. José Bonifácio desde a 1ª série em 1982, até 1990, no 1º ano do Ensino Médio. Nestes oito anos como aluna da instituição, a professora de artes enumera diversos momentos marcantes vividos no local, com pessoas especiais.

“Lembro carinhosamente da Professora Norma, com as aulas de matemática, na qual tinha dificuldades, mas ela tinha muita paciência; das Festas Juninas, que eram muito divertidas com apresentações de quadrilhas, fogueira, cachorro quente; das aulas de teatro com a Professora Maria Gorete, na 6ª e 7ª série, se não me engano; da Educação Física, onde sempre tínhamos que correr 10 minutos ao redor do campo, que ficava onde, hoje, é parte do ginásio coberto, as salas na construção com dois pavimentos na frente da escola e o campo de grama. Para nós era enorme, tínhamos a pista de atletismo e espaço para correr na hora do recreio; das merendeiras Catarina e Arina, que brigavam muito com os alunos, pois não podíamos deixar comida no prato, quem pegou deveria comer (risos); das aulas de Ciências com o Professor Nelson Fischer, que vinha com microscópio; das gincanas, que eram muito divertidas; a árvore de Flamboyant, que ficava onde hoje temos a passarela que liga o corredor de salas com o Galpão, bem no meio do pátio, onde ficávamos sentados embaixo conversando, na hora do recreio; dos Jogos Estudantis representando a escola no vôlei e na corrida; do Hino Nacional sendo cantado por todos os alunos, em fila e uniformizados, pois ir sem uniforme nem era cogitado como hipótese, era blusa de uniforme da escola com saia de pregas e meia alta com tênis branco. Só mais tarde liberaram as calças e bermudas. Ainda, nos desfiles cívicos, todos faziam questão de participar, eu geralmente estava na frente guiando ou levando uma placa, como era pequena, os professores sempre me colocavam na frente em destaque. São muitas lembranças”, comenta a professora.

 

 

Para Jerusa, o tempo que passou como estudante foi inesquecível em sua vida, pois aprendeu muito na E.E.B. José Bonifácio, os professores eram bons e o clima da escola era sempre alegre, segundo Jerusa. Inclusive, a mãe, Elza Althoff Cardoso, era professora na escola e foi a sua inspiração para que seguisse na mesma profissão.

Para a ex-aluna, é emocionante voltar à escola como docente e, também, acompanhar as mudanças e transformações pelas quais o local passou, ao longo dos anos.
“É gratificante, ver todas as mudanças que ocorreram, fazer parte deste crescimento e destas transformações. Ajudar no desenvolvimento de muitas crianças e jovens, no decorrer destes anos, não tem preço. Ver e dividir, hoje, os conhecimentos com meus colegas de trabalho, que foram, no passado, meus professores, e outros colegas que foram, em algum momento, meus alunos, dividir com eles os conhecimentos e experiências, é emocionante. Saber que os meus professores foram meus inspiradores e ser a inspiração do outros alunos é muito especial. Ver que sua presença e seus ensinamentos serviram de inspiração e de bons momentos nessa troca de professor versus aluno, é o reconhecimento maior do educador. Verificar que muitos de seus alunos estão bem estruturados, no mercado de trabalho, e lhe atendem com carinho, te reconhecendo como professora, é tudo de bom”, enaltece Jerusa.

 

 

A educadora, ainda, destaca a importância da instituição para Pomerode, ao longo de seus 80 anos de existência. “Como instituição de ensino, há 80 anos com o propósito de educar, de despertar a luz do conhecimento, de desenvolver habilidades e competências nos seus educandos que aqui passam, é um compromisso com a educação de Pomerode e se faz presente no crescimento da cidade e da população, abrindo caminhos para desafios que foram enfrentados no decorrer destes anos. É a escola centralizada que cresceu junto com sua comunidade. A Escola de Educação Básica José Bonifácio contribuiu muito e continua contribuindo a toda cidade”, ressalta.

 

Primeira experiência profissional

Quem também acumula boas lembranças relacionadas à Escola é o professor de história Uwe Hass, cujo primeiro emprego como docente foi na E.E.B. José Bonifácio. Hass começou a dar aulas no local em 12 de fevereiro de 1990 e, na cidade de Pomerode, foi onde tudo começou.

“A escola é estadual desde década de 30. Ela já existia na frente da igreja luterana, onde era a antiga escola alemã, que foram nacionalizadas na época de Getúlio Vargas. Em 1940, a escola passou para as novas instalações e se tornou Grupo Escolar, que tinham um formato padrão, nacionalizado”, explica.

“Lá, na época em que iniciei, ainda existia desde o jardim até o terceiro ano do ensino médio. A escola era cheia, tinha gente de manhã à tarde e noite, e eram muitas pessoas, professores, alunos. Na época, comecei com o ensino fundamental e à medida que as turmas de ensino médio foram aumentando, eu fui pendendo para aquele lado”, conta Hass.

 

 

O professor ressalta que se sente honrado em ter feito parte da história de tantos alunos e enaltece o orgulho em vê-los seguindo seus caminhos. “Aqueles que sabem aproveitar o tempo que tivemos jutos, hoje estão com carreiras brilhantes, o que me deixa muito feliz. Muitos ainda me tratam por professor. E esse carinho me faz seguir em frente, que me faz continuar e me adaptar a situações como a que estamos vivendo, por exemplo. Quando for o momento, este ciclo do JB também vai fechar”, afirma.

 

Notícias relacionadas