Terca-Feira, 13 de Abril de 2021

facebook_icon

Hoje: Máx 30Cº / Min 19°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

O melhor de Santa Catarina em 2020

Tenista pomerodense se tornou campeão estadual da Federação Catarinense de Tênis, em sua categoria.

1b9d009b8352df2740c3c209e31e37c1.jpg Foto: Divulgação

Pomerode pode se orgulhar de ter um campeão estadual, ainda mais, em uma modalidade que vem se firmando no cenário esportivo, nos últimos anos. Estamos falando do Tênis e de do gerente de vendas, Alan Bacelar Hino de Carvalho, que conquistou o título de 2020, pela Federação Catarinense de Tênis (FCT), na categoria principiante acima de 34 anos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/6830f4aab4becca3ba3287be9a73ad20.jpg https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/ffd61332a4e29290e4edbdc12b3cf4f1.png https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/d71818c47d981bb85097e8de3648507e.jpg

 

“Fiz 19 jogos em 2020, sendo quatro etapas pelo estadual, das quais, em três cheguei à fase final; e outros por torneios regionais, que também valeram pontos para o ranking. Embora seja uma categoria principiante, todos sabem jogar e somente estão estreando nos campeonatos da federação. O maior desafio que enfrentei foi a ansiedade e nervosismo dentro de quadra. Por isso, resolvi participar, pois o campeonato me ajudou muito a controlar essas emoções e a aliviar o estresse. Mas fiquei surpreso com o resultado, pois não esperava chegar tão longe. Estou muito feliz por poder trazer essa conquista para Pomerode”, destaca o atleta, de 40 anos.

No entanto, Carvalho ainda teve que superar outros percalços para conseguir o seu objetivo. “No fim do ano passado, eu acabei contraindo Covid-19, justamente antes da etapa decisiva, em Florianópolis. Tive muita sorte de ter uma recuperação rápida e estar com a liberação médica, a tempo de participar dela. Foi muito difícil jogar sem estar 100% fisicamente, mas consegui terminar como vice-campeão nesta fase. Em todo o período de pandemia, durante todas as fases, a Federação Catarinense de Tênis sempre tomou os cuidados e seguiu os protocolos de segurança, a fim de garantir o bem estar dos atletas e organizadores”, frisa.

Para que possa ter um bom rendimento dentro de quadra, o atleta pratica a atividade semanalmente. “Nos últimos anos, eu jogava cerca de duas vezes por semana, porém, a partir de fevereiro deste ano, estou jogando de três a quatro vezes. Neste contexto, a ATP (Amigos Tenistas de Pomerode) é fundamental para essa modalidade e a dedicação do professor Carlo tem motivado, cada vez mais pessoas, a praticar o esporte. Hoje, muitos têm o interesse de iniciar, porém, estamos limitados pela falta de quadras. O poder público deveria pensar em projetos nesse sentido, para incentivar e dar oportunidade a futuros atletas”, comenta.

 

 

Carvalho iniciou no esporte em 2017. “Joguei Baseball por muitos anos, mas o Tênis sempre me chamou a atenção. Um dia, conversando com um amigo tenista sobre esse interesse, ele me presenteou com uma raquete. Com isso, procurei a ATP e fui acolhido pelo professor Carlo, que segue me dando aula até hoje. Acho esse esporte fantástico, pois você impõe o próprio limite, podendo evoluir de maneira gradativa e seguir praticando, por muitos anos. Além disso, o Tênis me ajuda a aliviar o estresse do trabalho e, também, a manter o corpo saudável”.

Para 2021, as perspectivas são as melhores possíveis. “Ano passado, foi a minha ‘estreia’ e pretendo continuar, agora, em uma nova categoria (quinta classe). Meu objetivo é tentar ficar entre os 10 primeiros colocados, pois esse novo grupo possui muito mais atletas e o desafio é maior. Porém, sigo tendo como principal objetivo a auto superação. Claro, se isso vier com vitória, vai ser muito melhor”, finaliza o campeão.

 

A Federação

Fundada em 19 de outubro de 1954, pelo professor João David Ferreira Lima, a FCT é a única entidade responsável pela organização da prática do Tênis, Tênis em Cadeira de Rodas e Tênis de Praia (Beach Tennis) no Estado de Santa Catarina, além de representá-los em todo território nacional.

Ao atender a comunidade, por meio das cinco quadras onde está sediada a entidade, a FCT promove o desenvolvimento do esporte através da realização e promoção de torneios estaduais de diversas categorias e com variados fins, e eventos nacionais e internacionais de grande porte. Como exemplos temos a Copa Davis, Brasil Tennis Cup (WTA), torneios Future (ITF), torneios Challenger (ATP), Banana Bowl (Cosat / ITF), Copa Santa Catarina (Cosat / ITF), Copa Guga Kuerten (Cosat / ITF), torneios profissionais de Tênis em Cadeira de Rodas, entre outros. A FCT também promove e realiza cursos de capacitação de árbitros e treinadores.

A inclusão e formação social também são práticas da entidade e isso acontece através de atividades como o “Projeto Tênis em Cadeira de Rodas” e o “Tênis Comunitário”.



Tags: