Cultura

O enxaimel, também na Eier Parade

Artista local retrata a natureza e a paisagem enxaimel pomerodense, em ovo da Eier Parade

20 de fevereiro de 2021

Evidenciar as diversas culturas e suas manifestações artísticas é um dos objetivos da Eier Parade, atração da Páscoa neste ano, e, claro, os diversos estilos dos artistas pomerodenses também serão evidenciados com os ovos integrantes da atração.

Uma das artistas locais que terá uma obra sua exposta em um dos ovos é Jerusa Raduenz, professora de artes e artista plástica.  Ela comenta que recebeu o convite para participar por parte da Avip, e depois de considerar se conseguiria terminar o ovo e o que poderia pintar, topou o desafio.

“Meu forte são paisagens, cenários, embora eu pinte outras coisas também. Queria representar algo que fosse natural daqui, então, meu marido um dia tirou uma foto de uma casa enxaimel, em Testo Central Alto, com a lagoa e os patos, e eu decidi pintar essa casa. É uma construção de Pomerode, com a cara da cidade, do enxaimel, a lagoa, os bichos e a mata nativa”, explica Jerusa.

 

O trabalho no ovo começou em novembro e, para começar, Jerusa fez um protótipo, em menor escala, para ver como ficaria o desenho, em sua totalidade. Para ajudar neste desafio, Jerusa convidou, também, uma ex-aluna, Nicole Schroeder, que venceu algumas vezes o concurso de pintura de casquinhas e atualmente é a 2 ª princesa da Festa Pomerana. Juntas, elas vinham praticamente todos os fins de semana para darem cores e formas ao ovo.

A ideia é que o branco represente o ovo rachando e Pomerode nascendo, se abrindo para receber os visitantes, com um cenário tipicamente pomerodense, da casa enxaimel, os animais e a natureza.

“Eu trabalhei em todas as edições da Osterfest, na galeria, então é um prazer enorme poder fazer de outra forma esta cultura da páscoa, das casquinhas, tão forte aqui na região. Foi um desafio, mas foi muito bom. Eu espero as pessoas que tirem muitas fotos, levem um pouco deste ovos com eles, e que se divirtam apreciando as pinturas”, afirma Jerusa.

 

 

Nicole também destaca a emoção por fazer parte deste momento importante e de ter a chance de representar a cultura do município.  “Foi emocionante, em vários aspectos, desde o início, quando a professora Jerusa me convidou. E foi uma honra ela ter lembrado de mim, pensado em mim para este desafio, para fazer parte da pintura desse ovo, que ficou incrível. Sem dúvida é uma grande emoção ter ajudado a representar um pouquinho da nossa Pomerode”, finaliza.

 

Notícias relacionadas