Especiais

O doce sabor do Natal

Tradição das Bolachas de Natal é passada de geração em geração, na família Hardt

20 de dezembro de 2020

O Natal é a época do ano em que a união familiar fica ainda mais forte. A celebração cristã do nascimento de Jesus desperta o desejo de se estar com a família e comemorar o fim de mais um ano. E nestes momentos de união, surgem as tradições familiares que mantém a família ainda mais conectada.

Uma destas tradições, que unem famílias ao longo dos anos, é a produção das famosas bolachas de Natal, parte fundamental dos natais de muitas famílias pomerodenses. Uma destas famílias é a família Hardt, que, por mais um ano, já fez as suas bolachas de Natal para o fim de ano.

A tradição já existe desde a época em que a matriarca, Íris Krueger Hardt, era criança e fazia as bolachas de Natal com a mãe. Os anos passaram e a receita das bolachas de Natal foi passada à próxima geração, conforme conta uma das filhas, Lucimeri Hardt Flohr.

 

“É, com certeza, uma diversão para nós. Eu já fazia as bolachas de Natal desde pequena, com a minha mãe e ela aprendeu a minha avó. E eu sempre quis continuar essa tradição. Mesmo depois de me casar, eu ainda ia à casa da minha mãe, antes do Natal, pois ela tinha forno à lenha, que sempre dava aquele sabor especial aos doces”, conta Lucimeri.

Mesmo quando o forno à lenha foi desmontado, ainda fizeram os doces de Natal, algumas vezes com forno elétrico, mas não fica da mesma forma, segundo a família. Então, quando adquiriram uma propriedade mais no interior, onde há forno à lenha, e passaram a fazer os doces lá. Neste ano, combinaram uma data com toda a família e se reuniram na propriedade, para fazer as famosas e tradicionais bolachas de Natal. 

“Cerca de 14 dias antes do Natal nós nos reunimos e ficamos o dia inteiro na produção das bolachas, seguindo a nossa tradição. Temos as forminhas características, em formatos tradicionais, e cada membro da família tem uma função, na produção dos doces. Para nós é uma antecipação do Natal, quando já nos reunimos. Tudo é feito de forma manual, ‘no braço’ e os menores também participam, com a tarefa de decorar as bolachas”, relata Lucimeri.

Assim como ter o pinheiro natural de Natal, a produção de bolachas é um tópico obrigatório para um Natal completo na família, uma prática transmitida através das gerações. “Para mim O Natal sempre foi a época mais gostosa do ano e produção de bolachas é uma tradição passada de geração em geração, uma tarefa obrigatória para o Natal ser completo. Quando não fazem, sentem como se algo estivesse faltando, sem contar que nos divertimos muito fazendo. Eu espero que minhas filhas também mantenham viva essa tradição tão deliciosa”, finaliza.

 

Notícias relacionadas