Revista JP

O cuidado que você precisa com o seu corpo e a sua saúde

Dr. Fernando Marques da Costa atua com Medicina Estética e Nutrologia, aliando as duas especialidades para um melhor resultado

17 de abril de 2021

A autoestima está diretamente ligada ao bem-estar e, consequentemente, à saúde das pessoas. Por isso, dar atenção a questões que auxiliam na melhora da autoestima é fundamental para a manutenção da saúde. O especialista em Medicina Estética, Fernando Marques da Costa é uma das autoridades do assunto em Pomerode, oferecendo os serviços de Medicina Estética, na qual atua com procedimentos, geralmente minimamente invasivos, que visam melhorar a autoestima, a saúde e ainda realçar a beleza, quando bem indicados e selecionados. 

“A medicina está sempre inovando no âmbito do tratamento facial e corporal. Há uma gama de procedimentos novos que auxiliam na prevenção e tratamentos objetivando a melhora da qualidade da pele e harmonização facial”, afirma o especialista. 

Um destes procedimentos é a aplicação de toxina botulínica, que continua sempre muito procurada, pois, apesar das ação temporária, muda a dinâmica facial. Atualmente, está sendo empregada para diminuir os efeitos de formação de rugas estáticas (definitivas), devido à ação do tempo e expressão facial. 

 

 

“A toxina pode ser usada com uma técnica conhecida como mesobotox, que trata as pequenas rugas nas pálpebras inferiores e parte superior entre o lábio superior e o nariz (código de barras). Outra aplicação da toxina botulínica mais atual e um derivado de cadeia mais leve que juntamente com ácido hialurônico não reticulado, através de nano tecnologia, podemos aplicar como drug delivery no microagulhamento automatizado. Podemos usar para bioestimulação de colágeno”, explica.

 

Fios de PDO e PCL

Os fios de PDO e PCL são fios cirúrgicos 100% absorvíveis de polidioxanona e policaprolactona introduzidos na derme ou hipoderme, respectivamente. São muito procurados pelo benefício em médio prazo para bioestimulação de colágeno e pelo efeito lifting, que auxilia na flacidez facial. Uma novidade é o PDO multi screw, que tem concentração de fios para potencializar o efeito de bioestimulação de colágeno. 

 

Ácido hialurônico reticulado

É utilizado como preenchedor e volumizador, apresentando bons resultados em lábios, região da maçã do rosto e ângulo da mandíbula, harmonizando a face e auxiliando contra os efeitos deletérios do tempo. O ácido hialurônico não reticulado é usado no skinbooster ou no microagulhamento automatizado, estimulando colágeno e melhora da qualidade da pele.

 

Microagulhamento

O microagulhamento automatizado tem, na sua ação, a mecânica de microperfuração controlada da pele, que promove a bioestimulação do colágeno, melhora manchas, cicatrizes e flacidez em médio prazo. A grande vantagem é a possibilidade de fazer drug delivery com substâncias tratamento de calvície, melasma, cicatrizes de acne e hidratação e bioestimulação de colágeno potencializada. 

 

Preenchimento facial

Muito procurado para resultado na harmonização facial. São usados bioestimuladores, como o ácido hialurônico reticulado ou hidróxido de apatita de cálcio, tanto para volume para determinada área como bioestimulação contra flacidez. Muito usado na harmonização da face e para aumentar e dar contorno para os lábios, mento e região da maçã do rosto, ângulo da mandíbula. 

 

Peelings químicos

Este procedimento é procurado em épocas de temperaturas mais amenas, apesar de poder ser realizado em qualquer estação do ano. Consiste em aplicação de substâncias que auxiliam no tratamento de manchas, inclusive melasma, rugas e flacidez. No verão, geralmente o tratamento da Dermoabrasão (peeling de cristal e diamante) auxilia na manutenção de tratamentos e qualidade da pele. 

 

Carboxiterapia

Por meio da injeção de gás carbônico aquecido, é possível tratar gordura localizada, estrias, flacidez e olheiras. 

 

Mesoterapia

Técnica em substâncias químicas, chamada de mesclas, que são injetadas para tratamento também de gordura localizada.

“Os procedimentos estéticos são minimamente invasivos e geralmente são seguros. A indicação e a utilização correta da técnica minimizam os riscos. As contraindicações absolutas são pontuais e inerentes de cada situação e avaliada caso a caso.”, enaltece Costa. 

 

Nutrologia

O Dr. Fernando Marques da Costa também é especialista em Nutrologia, uma ciência que atua diretamente sobre a relação do indivíduo com a alimentação e a busca do equilíbrio dietético de micro e macroelemento da nutrição. O diagnóstico e tratamento correto das manifestações de deficiência ou excesso desses elementos permitem o reequilíbrio metabólico e hormonal, com isso a manutenção da saúde e a prevenção de doenças, através de uma dieta saudável, melhora a qualidade de vida e envelhecimento saudável. 

A procura também se estende no auxílio de pessoas que desejam melhorar seu rendimento pessoal e esportivo. Essa atuação é muito procurada para adequar a relação peso e massa magra. A homeostase metabólica hormonal melhora a atividade muscular, cardiorrespiratório e por conseguinte o rendimento cotidiano, diminuindo estafa mental e corporal. 

“O acompanhamento de um médico que atua na Estética e na Nutrologia, diferentemente de outras profissões que atuam na área, é importante devido o maior conhecimento, por parte da Medicina, sobre fisiopatologia, diagnóstico e indicação de tratamento. É importante acompanhar, também, para auxiliar na prevenção dos distúrbios que acometem nosso corpo durante a vida e o envelhecimento, que promovem desequilíbrios nutricionais e hormonais, que alteram o metabolismo”, ressalta o especialista nas duas áreas.

Atualmente, muitos fatores cotidianos podem causar desequilíbrio na nossa vida, no nosso corpo e na nossa pele, que vão muito além da estética, ou seja, influenciam negativamente a nossa saúde. A mudança do estilo de vida, promove um envelhecimento saudável e garante uma melhora na qualidade da pele e do corpo. 

“Os cuidados estéticos e nutrológicos auxiliam no cuidado da face e do corpo, o rejuvenescimento e o emagrecimento, são fundamentais para diminuir a ação do tempo e apresenta sua importância ao melhorar autoestima, qualidade de vida e bem-estar. Podemos auxiliar nessa transformação, valorizando sempre sua beleza natural”, finaliza.

 

Serviço:

Avenida 21 de Janeiro, 1830, Sala 2, Centro
Contato: (47) 99113-5192

Notícias relacionadas