Economia

Nugali é a primeira produtora de chocolates do Brasil a ser certificada como indústria Lixo Zero

98% dos resíduos produzidos na empresa são destinados à reciclagem ou compostagem

29 de janeiro de 2021

Na quinta-feira, 28 de janeiro, a Nugali Chocolates anunciou o recebimento do certificado de Indústria Lixo Zero, sendo a primeira empresa brasileira de chocolates a receber o reconhecimento.

A notícia foi recebida pela empresa no fim de dezembro de 2020, após a Nugali ter passado por um processo de auditoria do Instituto Lixo Zero no Brasil, certificando que 98% dos resíduos produzidos na empresa são destinados à reciclagem ou compostagem.

Para que uma empresa seja considerada lixo zero é necessário que ela consiga que, mais de 90% dos seus resíduos sejam reduzidos ou encaminhados corretamente, através de mecanismos como a compostagem e reciclagem. Além disso, para alcançar esse objetivo é necessário educar e conscientizar a sociedade da importância da gestão de resíduos, seja na indústria ou até mesmo em sua residência.

 

A Nugali, em seu dia a dia, adota processos que reduzem impactos ambientais. Na gestão de resíduos, podemos citar algumas ações que nos possibilitaram a certificação Empresa Lixo Zero. A separação e destino correto dos resíduos, melhorando as condições de trabalho dos operadores, destinação de resíduos orgânicos para a composteira e reaproveitamento das cascas de cacau, rica em nutrientes, como um produto para jardinagem. A empresa também está implementando o projeto de embalagens bio-compostáveis para os nossos produtos.

Além das ações voltadas à gestão de resíduos, foi implantado o uso da energia solar ou fotovoltaica na produção dos chocolates. Esse investimento possibilitou utilizar uma energia mais limpa de uma fonte renovável, reduzindo a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera, gerando menos poluição. A Nugali utiliza cacau 100% brasileiro de pequenos agricultores, que são plantados em sistema agroflorestal, preservando a mata nativa e o emprego no campo.

A empresa também participa do movimento ODS, no qual é Signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa criada pela ONU, uma ação mundial, que estabelece 17 objetivos e mais de 100 metas a serem alcançadas até 2030.

“Para que essas ações se concretizem é importante a conscientização e educação da sociedade e principalmente dos nossos colaboradores. Essas ações impactam diretamente suas famílias, que com isso, desenvolvem uma sociedade mais sustentável”, explica Karol Marchiori, Engenheira Química e responsável pela Área da Qualidade da Nugali Chocolates.

Segundo a diretora da Nugali, Maite Lang, a certificação representa uma enorme conquista para a empresa, que se dedica a produzir o chocolate com o máximo de qualidade, sem impactar a natureza. “A Nugali acredita que a sustentabilidade deve permear toda a cadeia produtiva, desde o cultivo de sua matéria prima até a gestão de resíduos. A Certificação Lixo Zero é um importante marco para uma empresa completamente sustentável e que impacta positivamente toda a sociedade”, afirma.

Notícias relacionadas