Meio Ambiente

Nova massa de ar frio chega nesta semana, em SC

Dinâmica de inverno com sucessivas massas de ar frio começa a se instalar neste mês de maio

10 de maio de 2021

Nova massa de ar frio ingressa no Sul do Brasil nesta semana, antecipa a MetSul Meteorologia. Será a terceira incursão de ar mais frio em apenas 15 dias e novamente vai proporcionar a formação de geada com prováveis marcas abaixo de zero.

“Mal estamos saindo de um episódio de frio e já teremos outro. E para a outra semana os modelos já indicam a possibilidade de mais uma massa de ar frio chegando. Claramente entramos em uma dinâmica de inverno com incursões de ar frio em sequência”, destaca o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall da MetSul.

Repetindo o padrão das últimas duas incursões frias, do final de abril e do começo deste mês, a nova massa de ar frio não chega a ser de forte intensidade. O que vai determinar as mínimas baixas e a geada será a atmosfera muito seca que vai se instalar durante a segunda metade desta semana após a passagem de uma frente fria que trará chuva.

Por isso, o frio mais intenso se limita ao período noturno enquanto as tardes são agradáveis com grande amplitude térmica. “Fosse uma forte massa de ar polar e teríamos tardes com temperatura baixa mesmo com sol e isso não vai ocorrer”, destaca Nachtigall.

Fonte: Metsul Meteorologia 

 

Notícias relacionadas