Comunidade

No lugar certo e na hora certa

Pomerodense ajuda no resgate de jovem que caiu em poço, após queda de moto no Alto da Serra

17 de junho de 2021

Era mais um  domingo de trabalho para o motorista de transporte executivo Mauro Silva. Mas, o que era apenas uma corrida com um passageiro, se transformou em um resgate pontual e fundamental. 

Naquela mesma manhã de 13 de junho, Larissa Verbinen, jovem de 24 anos, sofreu um acidente de moto e acabou caindo em um bueiro aberto, às margens da rodovia da Rodovia SC-110, que liga a nossa cidade a Jaraguá do Sul. No mesmo trajeto, Silva e seu passageiro passavam pelo Alto da Serra, quando o carona percebeu que havia uma motocicleta caída na lateral da estrada e avisou ao motorista sobre o que ele tinha visto.

Mauro Silva já foi comandante da corporação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode e seu “instinto” de socorrista, bateu mais forte naquele momento. Ao fazer uma análise da cena do acidente, o motorista identificou que a moto encontrada no local estava ligada e o fato chamou sua atenção.

“Naquele momento comecei a olhar e procurar vestígios para ver se havia alguém no local do acidente, pois não tínhamos a certeza de que tinha uma vítima ali. Quando abrimos um pouco a vegetação, percebemos que tinha um buraco e dentro dele, estava a jovem, de capacete e parte do rosto dentro d’água”, relembra.
Nisso, o ex-bombeiro e o passageiro tentaram chamar Larissa, porém ela não reagiu ou respondeu. Prontamente, Silva ligou para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode para o auxílio no resgate da jovem, que respirava com dificuldades. 

 

Larissa tem 24 anos e foi resgatada por Mauro Silva. (Foto: Arquivo pessoal)

 

“Depois disso, voltei pro carro para pegar as luvas, já que ando com uma caixa de primeiros socorros, dentro do meu veículo. Quando eu estava me deslocando de volta para o local do acidente, vi que estava passando uma viatura de suporte avançado do Samu, subindo em direção pra Jaraguá. Nisto, fiz sinal e eles também pararam para nos auxiliar”, relata.

Ainda, antes dos bombeiros chegarem, Silva desceu até o local para continuar prestando auxílio à vítima. Nisto, ele conseguiu tirar o capacete, com segurança. Em equipe, Silva, os bombeiros e o Samu, conseguiram tirar a jovem do bueiro e levá-la até a ambulância de suporte avançado. Na viatura, ela foi medicada e transportada rapidamente ao Hospital São José, em Jaraguá.

Em contato com a família de Larissa, o JP conversou com a mãe da jovem, Leonice Verbinen. Ela atualizou o estado de saúde da filha e conta que a mesma está em processo de recuperação, sem sedativos, consciente e com movimento no corpo. Ela também precisou fazer uma cirurgia na coluna e logo após o acidente, teve que ser intubada e levada para a UTI. Leonice comenta que Mauro Silva foi um anjo da guarda na vida de Larissa.

“Eu só tenho a agradecer ao Mauro. Ele foi o anjo da guarda da minha filha. Que um dia possamos nos encontrar e agradecê-lo pessoalmente pelo que fez pela Larissa. Agora, temos que cuidar dela primeiro. Também queríamos agradecer a todos que rezaram pela minha filha e torceram pela recuperação dela. Inclusive, o médico que fez a operação nela também se chama Mauro. O nosso muito obrigado a todos pelas vibrações positivas”, finaliza. 

 

 

Notícias relacionadas