Esporte

Morre Milton Mattani, criador do Futebol 7 Society

Ele morreu aos 81 anos, em decorrência da Covid-19.

16 de abril de 2021

A Covid-19 fez mais uma vítima, no mundo esportivo. Milton Mattani, criador das regras do Futebol 7 Society, faleceu aos 81 anos, nesta quinta-feira, 15 de abril, por complicações da Covid-19. Ele estava internado na UTI do Hospital e Maternidade Salvalus, em São Paulo, e não resistiu à doença.

Mattani sempre foi uma referência na modalidade, da qual foi árbitro, árbitro, criador das regras, presidente de honra da Federação Internacional de Football 7 Society (Fifo7s) e da Confederação Brasileira de Soccer Society (CBSS). “Fui, por 35 anos, árbitro de futebol de salão e, devido à explosão demográfica acontecida em São Paulo, na década de 80, foram ficando raros os campos ‘varzeanos’ e sobravam pequenos espaços para as famosas ‘peladas’. Assim aconteceu, também, nos clubes sociais, nos quais, estes espaços ficavam sem aproveitamento. Aí pensei, porque não normatizar e tornar esta prática um verdadeiro esporte? Então, iniciamos o trabalho em 1997, criando as regras do Futebol Society. E através da Federação Internacional, o divulgamos em todo o planeta. O número 7 foi incorporado quando fizemos um livro de regras em quatro idiomas, para ser difundido mundialmente, pois com o numeral, seria mais fácil a sua divulgação”, disse, em entrevista ao Jornal de Pomerode, no mês de fevereiro de 2019.

Esta foi a sua última visita à cidade, quando ministrou um dos muitos cursos da modalidade, para os árbitros filiados à Liga Pomerodense de Desportos (LPD). Muito querido no meio, já esteve na cidade nos anos em outras oportunidades, nos anos de 2007, 2014, 2015 e 2017, ministrando palestras e cursos, sempre voltados a treinadores e dirigentes.

 

Mattani, ministrando o curso a árbitros filiados à LPD, em fevereiro de 2019  |  Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode


 

Nas Redes Sociais, foram inúmeras as homenagens a Milton Mattani, pelo seu legado, que irá perdurar por muitas gerações. A CBSS publicou uma nota de pesar em seu Facebook, exaltando os feitos de Mattani e relatando a tristeza pela sua perda. “É com tristeza que a CBSS e a FIFOS informam o falecimento do eterno presidente e professor Milton Mattani (Criador do Futebol 7 Society, das Regras Nacional e Internacional do Futebol 7 Society e presidente de Honra da CBSS e da FIFOS). Neste momento de dor, só resta pedir a Deus que conforte a família e amigos. Obrigado pelo lindo e maravilhoso legado que o Senhor nos deixou!”.

George Kielwagen, árbitro pomerodense, também falou sobre o amigo e “padrinho”. “Foi ele que abriu as portas, para mim, dentro do Futebol 7 Society. Devo muito ao Mattani. Tínhamos uma relação muito próxima, por isso, o considero como um segundo pai. O mundo do futebol perde muito com o seu falecimento. Desejo muita força a toda família”, disse, emocionado.

O corpo de Milton Mattani será cremado, neste sábado, 17 de abril, na cidade de Piracicaba (SP). Nascido em Campinas (SP), no dia 30 de março de 1940, ele deixa a esposa, Zoraide, duas filhas, três netos e demais familiares e amigos.

 

Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode


 

Confira a reportagem sobre o curso realizado em Pomerode:

 

Notícias relacionadas