Estado

Morre Casildo Maldaner, ex-governador de SC

Aos 79 anos, político sucumbiu a um câncer no sistema nervoso central.

18 de maio de 2021

Um dos mais icônicos políticos catarinenses, perdeu a batalha contra o câncer, na noite desta segunda-feira, 17 de maio. Aos 79 anos, o ex-governador e ex-senador de Santa Catarina, Casildo Maldaner, faleceu em Florianópolis. No domingo, dia 16, ele havia sido hospitalizado, após passar mal, mas não resistiu. Em 2018, se recuperou de um câncer que afetava o sistema nervoso central. No entanto, há três semanas, foi informado que a doença havia voltado.

Maldaner nasceu em 02 de abril de 1942, na cidade de Carazinho (RS). Durante a sua trajetória política, iniciada em 1962, além de senador e governador, foi deputado federal, estadual e vereador de Modelo, na mesma região. Casildo era irmão do atual presidente estadual do MDB, o deputado federal Celso Maldaner.

O MDB catarinense publicou uma nota lamentando o falecimento do político. Segundo o partido, Maldaner teve participação decisiva nas eleições catarinenses, além de ajudar a fortalecer a sigla. “No MDB e na política catarinense, Casildo será lembrado como um político realizador, de diálogo fácil e principalmente conciliador”, diz a publicação.

Após a confirmação da morte de Casildo, o governador Carlos Moisés afirmou que ele teve uma trajetória pública dedicada aos catarinenses e conquistou admiração e respeito de todos. O Governo do Estado também decretou luto oficial de sete dias.

 

 

Em Pomerode, o vereador do MDB, Márcio Scheidemantel, destacou as virtudes do político. “Dia muito triste para o MDB de Santa Catarina, Casildo Maldaner, ex-senador e ex-governador partiu. Homem este que inspirou e construiu uma história exemplar na política, como poucos conseguiram em Santa Catarina. Deixa um legado de trabalho. O MDB de Pomerode presta suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos, neste momento de dor”, destaca.

O velório acontece nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), das 10h às 13h, e seguirá os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19. Na sequência, será realizada uma cerimônia de cremação no cemitério do Jardim da Paz, na Capital, em ato reservado à família e amigos mais próximos.

Com informações: G1 SC

Notícias relacionadas