Educação

Matriz de risco adia aulas presenciais, em Pomerode

Planejamento de retorno gradativo dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, a partir desta segunda, teve que ser adiado

17 de novembro de 2020

Desde sexta-feira, dia 13 de novembro, as escolas localizadas nas regiões de risco Grave (cor laranja) no Mapa de Risco para Covid-19 tiveram que suspender o retorno parcial das atividades presenciais. Essa suspensão ocorre por conta da portaria da Secretaria de Estado da Saúde nº 875, publicada após decisão judicial. A portaria consta no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 13, e revoga as portarias nº 853 e 854, de 06 de novembro de 2020.

Em Pomerode, o retorno gradativo dos estudantes das escolas municipais e particulares, seria nesta segunda-feira, dia 16. Porém, devido a nova portaria da Secretaria da Saúde estadual, as mesmas tiveram que ser suspensas, já que a cidade faz parte da matriz de risco grave. Com isto, as escolas terão que aguardar mais um tempo para voltar ao ensino presencial. Ainda não há uma previsão e a suspensão, por enquanto, segue por tempo indeterminado.

De acordo com a diretora do Colégio Doutor Blumenau, Karin Heft, o Plano de Contigência Municipal já estava aprovado e pronto para ser colocado em prática para o retorno marcado para esta segunda. Porém, a instituição precisa aguardar a liberação do Estado.

“Estávamos prontos para retornar na segunda, atendendo todos os critérios do Plano de Contingência. Mas, fomos pegos de surpresa, na sexta-feira, com a atualização desta nova portaria da Secretaria de Saúde suspendendo o retorno. Ficamos chateados com toda essa situação, pois são feitas reuniões e planejamentos por todo esse tempo. Vale ressaltar que, o atendimento individual, aos alunos com dificuldades de aprendizagem, segue normalmente”, explica.

Nivaldo Nicolodelli, diretor da CENS Fátima, também falou sobre a surpresa ao receber a informação da suspensão das atividades, na última sexta.

“A escola irá cumprir as determinações do Estado, neste momento. Nesta semana, os 9º anos iriam retornar e depois os estudantes das outras turmas, iriam voltar, de maneira gradativa. Mas, agora resta esperar uma nova definição do governo ou a troca da matriz de risco”, comenta.

As atividades presenciais seguem mantidas nas redes públicas e privadas das regiões com risco Moderado (cor azul) ou Alto (cor amarela), de acordo com a portaria Portaria nº 778/2020. O Governo do Estado mantém a exigência de que as escolas obtenham homologação do Plano de Contingência Escolar (PlanCon) junto aos Comitês Municipais, conforme estabelecido na Portaria Conjunta SED/SES/DCSC nº 750.

A volta dos alunos e professores às escolas estaduais ocorre de forma gradual e escalonada por série desde a última quinzena de outubro, respeitando os protocolos sanitários, as avaliações por parte dos municípios, das escolas e a liberdade de escolha dos pais, que poderão continuar com o modelo remoto implantado desde abril deste ano.

Notícias relacionadas