Sábado, 11 de Julho de 2020

facebook_icon

Hoje: Máx 30Cº / Min 19°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Máscaras: como usar e descartar de maneira correta

Saiba mais sobre o descarte e o uso correto das máscaras, que agora, é de uso obrigatório, em Pomerode

87154553b2b08b1b1d7ca0001974fa5a.jpg Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

Na semana passada, mais precisamente sexta-feira, dia 19 de junho, a Prefeitura de Pomerode instituiu um novo decreto municipal que obriga o uso de máscara em locais públicos do município. Agora, para andar na rua, frequentar uma praça, pedalar pela cidade, será necessário usar a proteção facial, a fim de prevenir a infecção da Covid-19. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/da5766e97c60e8759e4c3acec5c7284a.jpg https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/b6557b3fc353d86e08085bfc422c0203.jpg

 

A medida foi adotada após um aumento no número de casos do coronavírus, em Pomerode. Até o fechamento desta edição, nesta quarta-feira, já são 48 casos confirmados ativos, 16 suspeitos e 30 pessoas já se recuperaram da doença. Neste primeiro momento, não há medidas punitivas, ao exemplo de multas, para quem não estiver usando o acessório, pois o principal objetivo deste novo decreto é conscientizar as pessoas sobre a importância do uso de máscaras, como forma de prevenção.

Agora, com o novo decreto, obrigando o uso de máscaras, você sabe como usar corretamente, descartá-las ou tem noção do que é ou não verdade sobre toda essa situação? O JP irá elencar alguns pontos para te esclarecer.

 

 

 

E as máscaras descartáveis? 

Ainda há algumas dúvidas sobre o descarte correto das máscaras que não são reutilizáveis. De acordo com o Presidente do Samae Pomerode, Ricardo Campestrini, o que se deve fazer é descartar, além das máscaras, as luvas e papel toalha usados, no lixo comum e nunca no lixo reciclável. Porém, alguns assinantes e seguidores do Jornal de Pomerode, nos enviaram imagens de máscaras jogadas na rua. Além disso, Campestrini também comentou que a muitas máscaras já foram encontradas no lixo reciclável que é separado na Usina de Triagem, no bairro Ribeirão Clara.

“Já encontramos muitas máscaras em nossas esteiras, na Usina de Triagem de resíduos recicláveis. Isto pode comprometer a saúde de nossos colaboradores, já que as máscaras podem estar contaminadas não só com a Covid-19, mas também como outras doenças como uma gripe, por exemplo. A recomendação é jogar essas máscaras no lixo orgânico e elas serão aterradas junto com os outros materiais”, explica.

 

Algumas máscaras foram encontradas na Usina de Triagem do Samae. (Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode)

Campestrini também ressalta que, onde há contaminados com o Coronavírus, dentro de uma residência, todo o lixo descartado por essa família, inclusive o reciclável, deve ser jogado junto no saco do lixo orgânico. Esta recomendação é da própria Secretaria de Saúde de Pomerode.

 

Ainda sobre o novo decreto

Perguntado sobre este novo decreto, o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, explica que neste primeiro momento, nenhuma multa será aplicada aos que não estão usando máscara, nos espaços públicos do município. Porém, se os casos continuarem aumentando e a comunidade não seguir o decreto, outras medidas poderão ser tomadas, no futuro.

“Não haverá punição, porque o objetivo é conscientizar e informar a população sobre a importância do uso da máscara, como medida de prevenção. A maioria das pessoas já está usando, mesmo nas ruas, mas há quem não use, por isso o Decreto obrigando. Mas, ainda estamos recebendo muitas mensagens da comunidade avisando que muitos não estão levando em consideração toda essa situação. Se percebermos que as pessoas não estão respeitando o decreto, poderemos tomar medidas mais drásticas, como outras cidades aqui do Estado estão começando a tomar. Por isso, neste momento, devemos pensar no próximo e pelo bem da cidade, para que não seja necessário adotar outras restrições”, explica o prefeito.

 

 

Fake News

Com o grande montante de informações que circulam diariamente pelas nossas redes sociais, muitos boatos também surgem pela internet. Um deles, é sobre a aplicação de multas, feita pela Polícia Militar, Rodoviária ou até mesmo pelas Guardas municipais de cada cidade, em caso de não uso da máscara ao estar dirigindo um veículo particular. 

Porém, trata-se de uma informação falsa. Tanto a PM, quanto autoridades de trânsito locais, não estão aplicando nenhum tipo de punição a quem não estiver usando máscaras enquanto conduzem um veículo, de qualquer tipo.