Meio Ambiente

Lobo marinho é visto na areia da Praia do Ervino, em São Francisco do Sul

Após descansar, alimentação adequada, hidratação os exames laboratoriais demonstraram boas condições de saúde e a equipe veterinária optou pela soltura do animal

30 de maio de 2020

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Univille encontrou no último sábado, dia 23 de maio, um lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) vivo na faixa de areia na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul.

Na avaliação veterinária foi constatado que o animal estava fraco e cansado, porém sem lesões. Também foram considerados o risco de injúrias por ataque de animais domésticos e a presença de pessoas no local, impossibilitando o descanso do animal na faixa de areia. Por fim, a equipe decidiu encaminhar o lobo marinho até a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille para realização de exames complementares.

Após descansar, alimentação adequada, hidratação os exames laboratoriais demonstraram boas condições de saúde e a equipe veterinária optou pela soltura do animal.

 

O lobo marinho, um macho juvenil, com 12,9kg, foi microchipado e marcado na região lombar (com bastão próprio para marcação temporária e atóxico) e levado até um trecho de praia isolado da Praia Grande, em São Francisco do Sul. Em poucos minutos, o animal foi para o mar e ao mergulhar na segunda onda, a impressão deixada a de agradecimento e despedida!

 

O que fazer ao encontrar um lobo-marinho vivo na praia?

É comum durante o final do outono e inverno pinípedes, ou seja, mamíferos marinhos, como as focas, leões-marinhos e lobos- marinhos, serem vistos na praia ou em costões rochosos descansando. Alguns cuidados são importantes:

– Mantenha distância do animal, respeite o momento de descanso;
– Ligue para a equipe do PMP-BS / Univille – 0800 642 3341 / (47) 3471 3816 (base) / (47) 99212 9218 (plantão), informando a localização e se possível, enviar fotos do animal.
– Mantenha animais domésticos afastados;
– Não tente alimentar o animal;
– Não tente forçá-lo a entrar na água;
– Como todo animal selvagem, as focas, os leões-marinhos e lobos-marinhos podem ser agressivos ao se sentirem ameaçados.

 

O Projeto

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 05, compreendido entre Araquari a Itapoá.

Fonte Univille.

Notícias relacionadas