Saúde

JP Saúde: Orientações sobre infertilidade masculina

Quando se trata de dificuldades para engravidar, vale se atentar também aos fatores que prejudicam a fertilidade masculina

27 de junho de 2020

Em tempos de pandemia, é quase impossível não mudar alguns planos e reavaliar vários hábitos. Neste período, muitos casais têm aproveitado para conversar a respeito de um possível aumento na família, planejando uma gestação, ou, ainda, acendendo o alerta em relação a problemas que vêm retardando a gravidez.

E, quando se trata de dificuldades para engravidar, vale se atentar também aos fatores que prejudicam a fertilidade masculina. Isso porque, são eles que influenciam cerca de 30% dos casos de quem que não consegue gerar herdeiros.

Com foco na conscientização sobre a infertilidade, o mês de junho chama atenção à saúde dos homens. De acordo com o urologista Dr. Raphael Lahr, muitas vezes, eles acabam deixando de lado cuidados essenciais, o que impacta a vida em casal. 

Uma das doenças que mais ocasiona infertilidade é a varicocele. Ela acomete os vasos testiculares e pode ser detectada em exame físico. Por isso, conforme o especialista, as consultas com urologista são essenciais. “O problema é responsável por até 40% dos casos de redução do potencial fértil dos homens”, destaca. 

 

Mas, não é o único. Ou seja, um diagnóstico acertado, exige diversos exames, incluindo o espermograma. “Quando identificamos a ausência de espermatozoides, por exemplo, devemos avaliar a presença de doenças que impedem a saída deles, como fibrose cística. Situações que interferem na produção pelos testículos, como alterações genéticas e disfunções hormonais, também são estudadas”, explica. 

Além dos problemas pré-existentes, também é necessário levar em consideração hábitos de vida, em especial, aqueles pouco saudáveis, como tabagismo, uso de drogas e anabolizantes e atividade física em excesso ou a falta dela. Outros critérios importantes são a obesidade, a exposição a produtos tóxicos e à poluição, estresse e má-nutrição. 

Segundo o Dr. Raphael Lahr, o tratamento da infertilidade depende sempre da causa. No caso da varicocele, é necessário um procedimento cirúrgico para correção. Já um paciente com disfunções hormonais, precisa detectar a motivação e corrigi-la. 

 

Confirmação da infertilidade

Quando o assunto é reprodução, é preciso agir com cautela e sempre com orientação médica. Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, a incapacidade reprodutiva só pode ser decretada após um ano de tentativas, sem o uso de nenhum tipo de método anticoncepcional. “Para a confirmação da infertilidade masculina são necessárias duas amostras de sêmen com intervalo entre 15 a 30 dias para a realização do espermograma”, esclarece o urologista.

O exame avalia o volume de sêmen, o número, a concentração, a movimentação (motilidade) e a forma (morfologia) dos espermatozoides e também se há algum tipo de inflamação, o que será diagnosticado pela presença de leucócitos. Também podem ser solicitados exames de imagem, como doppler dos testículos, e a dosagem dos hormônios testosterona total, folículo estimulante (FSH), luteinizante (LH) e prolactina.

Em algumas situações em que os tratamentos convencionais não resultam em uma gestação, a opção mais indicada para uma gestação pode ser a fertilização em laboratório. Porém, vale levar em conta que nenhuma das técnicas tem 100% de garantia e que cerca de 25% das causas de infertilidade masculina são chamadas de idiopáticas, ou seja, não possuem tratamento específico. “É tudo individualizado. Por isso, a importância de os homens procurarem o especialista para o diagnóstico correto”, enfatiza.

Dr Raphael Lahr
Médico Urologista

 

Contatos 

O Centro Médico Integrado fica localizado anexo ao Hospital e Maternidade Rio do Testo (sala 33)
3395-3892
99703-0506
centromedicointegrado

Notícias relacionadas