Saúde

JP Saúde: Cuidando da sua saúde com métodos diferenciados

Trata-se das cirurgias urológicas minimamente invasivas, procedimentos menos agressivos ao organismo do paciente

26 de junho de 2021

Pensando em cuidar da saúde de seus pacientes da melhor maneira possível, o Centro Médico Integrado do Hospital e Maternidade Rio do Testo oferece um diferencial para quem procura tratamentos urológicos menos agressivos ao corpo. O médico urológico Raphael Lahr é um dos especialistas que atua no Centro e explica que o local busca tratar de doenças urológicas da melhor forma.

O consultório oferece uma possibilidade diferenciada ao paciente. Trata-se das cirurgias urológicas minimamente invasivas, procedimentos menos agressivos ao organismo do paciente. “Aqui no Centro nós fazemos um procedimento chamado de laparoscopia, no qual trabalhamos apenas com pequenas incisões para resolver o problema que acomete o paciente”, afirma o Dr. Raphael Lahr, urologista.

A urologia é uma área que abrange homens, mulheres e crianças e trata o aparelho genitourinário e as doenças relacionadas ao sistema urinário. No tratamento minimamente invasivo, que é por meio da laparoscopia, trabalha-se com pequenas incisões no corpo do paciente. Isso faz com que o tempo de internação seja menor, o paciente terá menos dor no período pós-operatório, retornará mais rápido à sua rotina e terá um resultado estético melhor.

“Este é o nosso principal diferencial aqui, oferecer um procedimento bem menos agressivo ao paciente, com resultados melhores. E além da cirurgia laparoscópica, também fazemos aqui a cirurgia robótica, que é o que há de mais avançado no setor”, explica o urologista.

 

 

Neste tipo de procedimento, segundo o Dr. Raphael Lahr, o cirurgião não fica em contato com o paciente. Ao invés disso, ele opera o console que comanda as ações do robô que executará o procedimento. Nestas situações, a imagem que o cirurgião tem da área operada é melhor, assim como tem mais mobilidade e melhor controle das pinças que estão em contato com o paciente.

E graças à parceria com o Hospital e Maternidade Rio do Testo, é possível executar todos estes procedimentos aqui, sem a necessidade de se deslocar a grandes centros. “Temos uma parceria muito boa com o Hospital, que nos fornece os materiais e equipamentos para que possamos executar estes procedimentos, o que agrega muito ao município”, ressalta Lahr.

Para determinadas situações, o urologista também pode utilizar o método de endourologia, ou seja, sem que seja feito um procedimento cirúrgico para tratar determinada doença.

“Em todas estas situações, também prezamos muito pelo cuidado pós-operatório e, para isso, apostamos em uma abordagem diferente. Nós entramos em contato com o paciente para saber como está o seu corpo depois da cirurgia, se ele tem dores, se houve alguma reação com a medicação, por exemplo. Com isso, objetivamos um melhor resultado para o paciente e que ele se sinta confortável com essa acolhida”, destaca.

Também buscando a proximidade e a confiança do paciente, o Dr. Lahr aposta na didatização da medicina, ou seja, uma abordagem do problema da pessoa no consultório, para que ela entenda o que a sua “doença” e o porquê de determinado tratamento. “Por meio de imagens procuro mostrar ao paciente o motivo da doença ou de dor e explicar o motivo pelo qual estou indicando o procedimento cirúrgico, para que o paciente entenda e faça parte do tratamento”, afirma o urologista.

 

 

Contatos:

Localizado anexo ao Hospital e Maternidade Rio do Testo. 
Tel: 3395-3892 
WhatsApp: 99703-0506

Notícias relacionadas